Bahia

Deputado Binho Galinha é alvo de operação da PF

Binho Galinha é natural de Milagres no Vale do Jiquiriçá, ele obteve quase 50 mil votos em 2022

O deputado Binho Galinha, foi alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (7), segundo o Informe Baiano, ele é apontado como chefe de uma organização criminosa.

A PF deflagrou a operação El Patron, juntamente com o Ministério Público Estadual e a Força Correcional Integrada FORCE da Secretária de Segurança Pública da Bahia. O Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual (GAECO) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil da Bahia (CORE) participaram.

Binho Galinha é alvo de operação da PF
Armas e munições foram apreendidas na operação. Foto: Divulgação

O objetivo da ação é desarticular a estrutura da organização, considerada, especializada em lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, entre outros crimes. O grupo também é investigado por desmanche de veículos.

Peças de veículos apreendidas na operação El Patron que teve como alvo o deputado estadual Binho Galinha
Desmanche de veículos – Foto: MP

Operação ocorreu em Feira de Santana e cidades da região

A operação aconteceu nas primeiras horas da manhã, em Feira de Santana e cidades no entorno. 200 policiais, 15 auditores-fiscais da Receita Federal e 6 analistas tributários deram cumprimento aos mandados.

Dez mandados de prisão preventiva, trinta e três de busca e apreensão foram cumpridos em diversos endereços. A justiça também determinou o bloqueio de mais de R$ 700 milhões em contas bancárias dos investigados. 26 propriedades também foram alienadas.

Informações apontam ainda para a suspensão das atividades de seis empresas. Todas as decisões foram proferidas para 1ª Vara Crime de Feira.

A investigação teve início após o Ministério Público receber informações dos crimes e encaminhar ofício a PF.

e8b172f5 42f3 4aac a061 de4b8091155d 1
Mandados foram cumpridos em diversos endereços – Foto: Divulgação/PF

Binho Galinha tem foro privilegiado, mas caso deve seguir na 1º instância

O deputado estadual tem foro privilegiado, porém os supostos crimes ocorreram antes do mandato, portanto devem permanecer na primeira instância, como tem entendido o Supremo Tribunal Federal em casos semelhantes

Durante o curso da investigação, a Receita Federal identificou inconsistências fiscais dos investigados, movimentação financeira atípica, bem como propriedade de bens móveis e imóveis não declarados e indícios de lavagem de dinheiro.

Três policias militares estão envolvidos, identificou-se que eles seriam o braço armado da organização, suas responsabilidades eram fazer cobranças, mediante violência e ameaça.

Somadas, as penas dos envolvidos podem ultrapassar 50 anos de reclusão.

O que diz Binho Galinha

Tendo em vista as denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e que a pedido da Justiça estão sendo apuradas, com ações no dia de hoje (07) pela Policia Federal, Receita Federal, e o próprio MPE em Feira de Santana e região, o deputado estadual Binho Galinha vem a público esclarecer que está a inteira disposição da Justiça da Bahia, e que tudo será esclarecido no momento próprio. Mantemos nossas atividades pessoais e legislativas sem alteração. Confio na Justiça e estou à disposição para dirimir dúvidas e contribuir quanto a transparência dos fatos. No mais dizer que nosso jurídico está tomando as devidas providências para junto a Justiça prestar os esclarecimentos. 

Binho Galinha na ALBA
Deputado Binho Galinha em seu gabinete da Assembleia Legislativa – Foto: reprodução

Quem é Binho Galinha

Natural de Milagres no Vale do Jiquiriçá, Kleber Cristian Escolano de Almeida, “Binho Galinha” como é conhecido, foi eleito deputado estadual pelo Patriota, nas eleições em 2022. O nome do empresário tem sido cogitado como pré-candidato a prefeito da terra natal, o parlamentar tem 46 anos.

Nas declarações eleitorais informou ter R$ 316.419,51, em bens, em sua primeira eleição, obteve 49.834 votos, desse 32.980 foram obtidos em Feira de Santana, seu colégio eleitoral.

Deputado estadual na Bahia foi alvo da operação El Patron
Policiais analisam material apreendido na operação El Patron
Material apreendido na operação El Patron
Material ilícito – reprodução MP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios