NEWS

Como o ciclismo urbano impacta na sustentabilidade e bem-estar

Entenda como a adoção da bicicleta beneficia a saúde humana e proporciona impactos positivos para o meio ambiente.

A escolha pela bicicleta como principal meio de transporte é uma mudança que cada vez mais apresenta as suas vantagens. Além de proporcionar benefícios físicos, essa opção também é boa para o planeta e o meio ambiente — fator que tem motivado cada vez mais a impulsão do ciclismo urbano.

No entanto, você ainda não conhece quais são esses benefícios na adoção da bicicleta para o dia a dia?

Impactos para a sustentabilidade

A expansão de políticas que incentivem o ciclismo urbano é benéfica não só para os moradores da cidade, mas também para o meio ambiente. A bicicleta é um meio de transporte sustentável que, ao contrário dos carros e motocicletas, não produz gases poluentes. Dessa forma, optar por ela faz com que diminua a emissão de gases que causam o efeito estufa e reduz as consequências do aquecimento global, impedindo mudanças climáticas mais bruscas e imprevisíveis para o futuro do planeta.

Há também outras consequências dessa mudança. Com menos poluentes na atmosfera, a qualidade de ar da cidade fica melhor e fica mais prazeroso pedalar pela cidade. Além disso, com a diminuição de veículos automotores nas ruas, também há uma redução da “poluição sonora” causada pelos motores, tornando esse ambiente urbano menos caótico e mais proveitoso.

A redução do trânsito também colabora para que haja menos engarrafamentos, aumentando a velocidade média de deslocamento, principalmente para os meios de transporte coletivo. Dessa forma, até mesmo quem não pode fazer a troca pela bicicleta se beneficia quando mais pessoas passam a utilizá-la todos os dias.

Dessa forma, a escolha pela bicicleta acaba transformando a relação das pessoas com o meio ambiente. Por exemplo, ao pedalar para ir trabalhar, o indivíduo se sente mais parte do ambiente, tendo aquele sentimento de pertencimento e passando a prestar atenção na cidade e nas pessoas ao redor.

Benefícios também para o bem-estar

Além do impacto positivo para o meio ambiente, a adoção da bicicleta como principal meio de transporte no dia a dia proporciona uma série de benefícios para o bem-estar pessoal. Essa prática é capaz de auxiliar tanto na prevenção de doenças quanto em outras questões físicas, como também é um exercício que faz bem para a saúde mental, com a diminuição dos índices de estresse, por exemplo.

Um desses benefícios é o controle de peso, uma vez que pedalar é excelente para queimar o excesso de gordura corporal e dar adeus às calorias. O metabolismo como um todo também é melhorado, ajudando na eliminação das substâncias que causam o aumento do colesterol ruim (LDL) no organismo. A prática também é ideal para prevenir outras doenças, como doenças cardiovasculares, pressão alta e diabetes, já que os níveis de açúcar na corrente sanguínea são reduzidos e se mantêm estáveis.

Há também um ganho no fôlego e disposição para o dia a dia, já que o corpo passa a exigir mais oxigênio e isso faz com que se exercite a respiração. Com o passar do tempo, o fôlego se desenvolve e a pessoa passa a ter mais disposição não apenas para pedalar, como também realizar outras atividades do dia a dia, como subir escadas.

A parte muscular do corpo, como um todo, também é reforçada, já que todos os grupos musculares são exigidos pela atividade. Principalmente, os músculos da perna, que ficam mais fortes, além de haver a melhora da mobilidade do quadril e joelhos. Inclusive, a própria coordenação motora do organismo, como um todo, fica melhor, incluindo a movimentação de mãos e braços, além do reflexo.

Como citado, a parte mental também se beneficia, já que além de uma atividade física, essa prática também pode ser encarada até como um momento de lazer. Isso faz com que a pessoa relaxe e deixe de lado, ao menos por um tempo, as preocupações e os compromissos da rotina. A pedalada colabora também para promover a produção de endorfina, substância responsável por causar a sensação de bem-estar e ajudar na diminuição do estresse e da ansiedade.

Outro ponto é que também há o aumento da produção de serotonina, que é o hormônio responsável por melhorar a qualidade do sono e causar o relaxamento do corpo. Dessa forma, a inclusão da atividade no dia a dia colabora para que a pessoa tenha mais facilidade para dormir e tenha uma noite de sono melhor e mais regenerativa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios