CotidianoSaúde

Como fazer higienização íntima após relação sexual?

Se você, em momento algum de sua vida fez, ou pensou em fazer, uma higienização da região íntima após ter feito sexo, a hora é agora. Adotar esse hábito constantemente é recomendado por especialistas por que, durante a transa, o pH vaginal sofre alterações devido ao ph do parceiro. Essa mudança, portanto, é capaz de provocar o crescimento de bactérias que fazem parte da flora vaginal.

Como limpar a vagina após o sexo

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, antes de mais nada é preciso escolher um sabonete hipoalergênico de pH ácido que diminui o risco de alergias e não agride a camada protetora da região.

Uma pequena quantidade do produto deve ser usada somente na área externa da vagina para ensaboar com as mãos, sem precisar de panos, esponjas, ou qualquer outro objeto. A higienização em excesso, aliás, pode até causar problemas na região íntima. A recomendação é que a lavagem seja feita por, no máximo, 3 minutos para evitar ressecamento e possíveis traumatismos na região vaginal.

Vale lembrar ainda que, lavagem interna, com jatos ou duchas de água, não é indicada por médicos, pois a prática compromete a saúde da região íntima por eliminar sua proteção natural e facilitar a proliferação de micro-organismos nocivos.

(com informações do site Bolsa de Mulher)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo