EconomiaGeralNEWS

Comércio baiano deve gerar 10 mil vagas de trabalhos temporários

Final do ano é o período festivo que gera muito movimento no comércio e consequentemente aumenta as vagas de emprego temporário. Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e da Fecomércio-BA, na Bahia a estimativa é que 10 mil vagas temporárias sejam abertas pelo comércio e turismo, para atender a demanda do Natal, Réveillon e o Verão.

A expectativa é que a maior parte das oportunidades surjam em setores mais aquecidos da economia, como supermercados e farmácias, que acumulam forte crescimento, de 5,9% e 8,1%, respectivamente, entre janeiro e agosto deste ano. “Os supermercados normalmente servem de porta de entrada no mercado de trabalho, uma primeira oportunidade para aqueles sem experiência”, comenta o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze. Para ele, é uma boa alternativa para quem não experiência.

Tem chance de efetivar?

Tradicionalmente, parte dos profissionais contratados como mão de obra temporária acabam sendo efetivados. E como a tendência é de melhora nas vendas em 2024, com crédito mais barato, mais emprego e inflação baixa, a orientação é que a turma se dedique, mostre seus diferenciais, consiga dar resultado financeiro ao estabelecimento, recomenda Dietze. No Brasil, a estimativa é de 262 mil pessoas que devem ocupar vagas temporárias, segundo a CNC.

Varejo no Mercado Livre

A chegada de 2024 deverá representar bem mais do que a renovação das esperanças de um mundo melhor, etc e tal, para médias e até pequenas empresas. O processo de abertura do Mercado Livre de Energia vai alcançar estes consumidores que, até agora, só podem ser atendidos pelas distribuidoras estaduais. Neste contexto, a aposta da Urca Trading, associada do Grupo Urca Energia, está nos pequenos negócios. Dante Beneveni, CEO da Urca Trading, explica que a abertura vai permitir até mesmo ao varejo a escolha das melhores ofertas de fornecimento. Estimativas da empresa dão conta de que aproximadamente 21 mil empresas baianas estão aptas a migrar para o Ambiente de Contratação Livre a partir do próximo ano. Nacionalmente, cerca de 5 mil consumidores já solicitaram a migração. A previsão da Urca é alcançar cerca de 2 mil clientes em todo o país até o fim de 2024. O grupo já atua hoje em diversas áreas do segmento de energia limpa e renovável. “É uma oportunidade única para as empresas de menor porte. Qualquer uma do Grupo A, com gasto acima de R$ 10 mil por mês, tem possibilidade de migrar”, explica. Os exemplos vão de padarias, salão de cabeleireiro, ou mesmo supermercados que tenham câmara fria, diz.

Expansão

A RedeMix chega aos 19 anos com planos de seguir crescendo. Empresa 100% baiana, a rede de supermercados soma hoje 17 lojas em Salvador e Região Metropolitana. Como parte do planejamento de expansão, o grupo prevê a abertura de duas novas unidades em 2024, uma delas no Rio Vermelho.

“O mercado vive constante expansão e mudança. Tem lojas que fecham, lojas que abrem, que mudam de marca e formato. E nós estamos em processo de crescimento”, explica o Diretor Comercial da RedeMix, João Claudio Andrade Nunes.

Oportunidade

Os negócios de alimentação ou delivery representam, pelo menos, metade da renda familiar para 64% dos empreendedores negros ou pardos que participam do iFood Acredita – um programa de aceleração lançado pela plataforma em Salvador no último mês de junho. O primeiro balanço mostra ainda que 60% dos empreendedores pediram consultoria e que 235 certificados de cursos feitos no iFood Decola, que abrange cursos rápidos e gratuitos já foram emitidos para quem participa do programa.

Reconhecimento

A Ypê, uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, que conta com complexo fabril em Simões Filho, recebeu selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, a maior qualificação nacional de inventários de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios