Bahia

Climatempo emite alerta de chuva forte

A agência Climatempo emitiu na manhã desta segunda-feira (19), um alerta de chuva forte para todo o estado da Bahia durante a semana que iniciou neste domingo (18).

A circulação de ventos nas camadas médias e altas da atmosfera está se configurando de forma que muitas instabilidades vão se formar sobre a Bahia nos próximos dias. Na terça e na quarta-feira (20 e 21), quase todo o estado fica com o tempo bastante carregado, inclusive a capital, Salvador. As pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia, podendo vir na forma de temporais em alguns momentos, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A Climatempo alerta para grandes volumes acumulados, capazes de provocar alagamentos e transbordamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia, colocou as regiões do São Francisco baiano, oeste, partes do sudoeste, Chapada Diamantina e nordeste do estado sob alerta na cor laranja: “INMET publica aviso iniciando em: 19/04/2021 11:25. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O sul do estado foi incluído num alerta de menor intensidade na cor amarelo. “INMET publica aviso iniciando em: 19/04/2021 11:05. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos emitiu alerta de atenção nas próximas 72h em mais de 80% do estado: Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. Acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo. Siga as eventuais recomendações da Defesa Civil e das demais autoridades competentes. Aviso de Atenção – Risco do fenômeno adverso. Chuvas intensas, vendaval, acumulado de chuva e tempestade.

Na área em destaque ocorrerá chuva localmente de forte intensidade, com descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento de forte intensidade. Também podem ocorrer acumulados significativos de precipitação de forma pontual.

A Climatempo prevê cerca de 100mm de chuva durante a semana na região do Vale do Jiquiriçá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo