Geral

Cientistas criam motor que funciona a partir da evaporação da água

AGUA VAPORPesquisadores norte-americanos anunciaram nesta terça-feira (16) que usaram a energia da evaporação da água para operar motores. Uma equipe da Universidade Columbia, em Nova York, e da Universidade Loyola, em Chicago, fabricou dois pequenos gadgets experimentais que funcionam de maneira autônoma na presença da umidade do ar.

Na experiência foram utilizados inofensivos esporos bacterianos – unidades que se formam no interior da célula bacteriana -, que inflam com a umidade e encolhem quando secos. Este movimento de inchaço e retração é o motor da energia, de acordo com Exame. “Até agora conseguimos capturar a energia da água que desce das nuvens, agora queremos capturar a energia da evaporação da água a partir do ar, na atmosfera”, explicou Ozgur Sahin, da Universidade de Columbia e co-autor do estudo.

Apesar de poderoso, Sahin reconheceu que o processo ainda não conseguiu produzir energia de forma eficiente. A equipe construiu motores pequenos com finas tiras de plástico revestidas de esporos, que abastecem um carro muito pequeno e diodos emissoroes de luz (LED).

Expostos à umidade, os esporos expandem e fazem com que as tiras de plástico se movimentem. Elas se contraem muito rapidamente quando a fonte de umidade é removida. Este movimento para trás e para a frente pode movimentar rodas e pistões. “Quando você monta muitas, muitas tiras juntas, aumenta a força que elas produzem”, acrescentou o pesquisador.

A técnica ainda é experimental, mas poderia ser usada para próteses ou membros de robôs, baterias e geradores ou para projetar uma roupa esportiva que responda ao suor – quanto mais o indivíduo suar, mais energia ele produzirá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo