PolíticaBrasilNEWS

Câmara de Juazeiro aprova lei que reconhece “grau” como esporte

Um projeto de lei do vereador Gildasio Barão, aprovado por unanimidade Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) tornou o wheeling, o famoso “grau“, em um esporte. O projeto aguarda que a prefeita Suzana Ramos sancione em breve a lei.

A prática consiste na realização de manobras e acrobacias de solo sobre duas rodas, conhecida também por “RL (Rear Lift) ou “Bob’s”, nas quais força e equilíbrio são exigidos ao máximo dos praticantes, conforme a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Uma das condições impostas no projeto é de que o wheelling somente poderá ser praticado no município em locais apropriados e devidamente licenciados para a exibição de shows ou competições, observadas as regras estabelecidas pela CBM.

§ 2.° Fica criado a “Rua do Grau” que poderão ser realizados nesses locais, treinos, eventos, competições e demais encontros com o intuito de difundir a cultura e incentivar a prática segura das manobras realizadas em motocicleta, nos termos do art. 1.° desta lei.

O texto ainda prevê especificações para o local que sediará a prática do esporte:

  • Pista com asfalto de qualidade e medidas mínimas de 80 metros de comprimento por 25 metros de largura;
  • local destinado ao público espectador, com observância dos mesmos requisitos de segurança implementados para modalidades esportivas semelhantes;
  • comprovação pelos organizadores do evento ou competição, da implementação de todas as normas de segurança e proteção dos pilotos, recomendadas pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.
  • Uso dos equipamentos obrigatórios de segurança regulados pela Lei Federal do Código Nacional de Trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios