Política

Câmara aprova projeto para punir discriminação contra políticos

Familiares de políticos também foram incorporados no PL.

Após aprovação da lei de abuso de autoridade, o congresso nacional botou para frente mais um projeto “importante”, com 252 favoráveis. Os deputados federais, aprovaram o PL – Projeto de Lei,  que tipifica crimes de discriminação contra pessoas politicamente expostas. O PL beneficia diretamente parlamentares, integrantes do poder judiciário e seus familiares.

A proposta que agora vai ao senado, é da autoria de Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-deputado e ex-presidente da câmara, Eduardo Cunha.

Se aprovado mais uma vez e for sancionados, o cidadão que descriminar político respondendo a processo judicial, ou ainda em fase de recurso, será punido.

O texto prevê pena de prisão entre dois a quatro anos aos que negaram a abertura ou manutenção em contas, em instituições financeiras por ser político ou ligado a político, negar emprego por associação política, negar promoção dentro do trabalho, ou algum tipo de benefício profissional por relação política, impedir ingresso na administração pública.

Pelo projeto é considerada pessoa politicamente exposta, quem ocupa cargos na república: presidente, deputados federais e senadores, ministros de estados, integrantes de tribunais superiores, presidentes e tesoureiros de partidos políticos, governadores, prefeitos, deputados estaduais e vereadores.

163 deputados votaram contra a proposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios