Cidades

Calendário da Ufba após meses de greve é definido

UFBA - ONDINAFicou deliberado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (19/10), finalizando o primeiro semestre de 2015 em 30 de novembro. Já o semestre 2015.2 acontece de 11 de janeiro a 20 de maio de 2016. De acordo com o reitor da Ufba, João Carlos Salles, as definições tomadas foram baseadas nas necessidades dos alunos, sobretudo dos formandos. “Foi muito importante a presença e a fala dos estudantes aqui [na reunião].

O planejamento maior do Consepe é atender a formação dos estudantes. A recomendação forte do Conselho é que não se façam avaliações nessa primeira semana, compreendendo que muitos estudantes ainda estão retornando [para Salvador]”, destacou. A segunda recomendação é relacionada ao período para trancamento de disciplinas. Após o retorno às aulas, os discentes terão duas semanas para realizar este processo (19 a 29 deste mês). “Estamos simplificando. Apenas o preenchimento de um requerimento será suficiente para isso”, garantiu o reitor. O calendário acadêmico foi proposto pela Superintendência de Administração Acadêmica (SUPAC) e aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. O segundo semestre terá início no dia 11 de janeiro de 2016, com término previsto para o dia 20 de maio do mesmo ano. O calendário completo será publicado, posteriormente, na página do SUPAC: www.supac.ufba.br.

Estudantes – Os estudantes da Universidade Federal da Bahia tiveram participação significativa durante reunião que definiu o calendário acadêmico a ser seguindo após o fim da greve. Para o coordenador de formação política do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufba, Cícero Cotrim, as deliberações foram satisfatórias. “Basicamente, a recomendação é que não se cobre falta e não se faça nenhuma atividade avaliativa nessa primeira semana, dado que os estudantes que moram no interior, em outros estados, não teriam tempo para voltar para Salvador. Também foi aprovada a reabertura do período de trancamento das disciplinas – pauta que apresentamos desde o início da greve.

Concluir o primeiro semestre de 2015 no dia 30 de janeiro respeita tanto as diretrizes de base da Educação quanto a carga horária mínima que a Ufba precisa ter por disciplina. Isso permite que os professores terminem o semestre como planejado.”, pontuou o estudante. Com isso, os universitários comemoram as novas medidas “Todos os encaminhamentos que os conselheiros dos estudantes do DCE fizeram foi aprovado no Consepe, então foi bastante positivo. A gente se sente contemplado com essa definição”, afirmou Cotrim. (Tribuna da Bahia)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios