Cotidiano

Brasil tem 7 milhões de idosos inadimplentes, aponta estudo da Serasa

idososQuase sete milhões de idosos são inadimplentes no Brasil e estão impedidos de obter crédito, de acordo com um levantamento feito pela Serasa Experian. Eles são consumidores que não conseguiram pagar dívidas bancárias (financiamento de carros, imóveis e outros) ou contas de luz, água, telefonia e do varejo (lojas e redes). Segundo o levantamento, a constatação aconteceu em junho e representa 12,4% do total de inadimplentes inscritos no cadastro da Serasa, 56,4 milhões.

De maio para junho deste ano, 210 mil consumidores dessa faixa etária se tornaram inadimplentes, o que equivale dizer que 7.000 pessoas por dia não conseguiram quitar suas dívidas.

Veja mais

Giba troca beijos com a namorada em shopping do Rio

Apesar de nova derrota, Jorginho acredita em evolução do Vasco no Brasileirão

Adolescente de 17 anos estupra e mata a própria irmã

Na comparação de junho com igual mês do ano passado, 610 mil idosos ingressaram na lista de devedores, com total de 54,1 milhões de inadimplentes. Segundo a Folha de S. Paulo, os consumidores têm recorrido ao crédito consignado para ajudar ou manter a renda da família. “Fazem o empréstimo, mas não conseguem se manter em dia com o pagamento. Essa faixa é uma das que mais sofre com a alta de preços de remédios, plano de saúde e alimentos”, disse Fernando Rosolem.

Em julho, o governo adotou medidas, por exemplo, para evitar o endividamento na modalidade do empréstimo consignado, elevando de 30% para 35% o limite de comprometimento de renda para esse tipo de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo