Cotidiano

Bebê fica com cortes no rosto após parto de emergência em Mundo Novo

000000000000000000000000000000000000000000000005-400x225A foto de um bebê recém-nascido com dois cortes no rosto chocou usuários das redes sociais. A criança, batizada Tatiele Vitória Teixeira Bueno, nasceu no último sábado no Hospital Municipal de Mundo Novo, no interior de Goiás, a cerca de 420 quilômetros de Goiânia, e precisou levar nove pontos no rosto antes mesmo de chegar ao berçário. A imagem, publicada na última segunda-feira no Facebook por Marilda Vieira Jânio Nunes, uma amiga da avó da menina, já tem mais de 1,5 mil compartilhamentos.
“Estou aqui indignada, médico corta o rosto da criança durante o parto, uma cesariana, em Mundo Novo, Goiás. O mais incrível no caso é que foram dois cortes de bisturi. Se fosse um pequeno arranhão já era demais, mas dois cortes profundos a ponto de ter que suturar… Aí é demais”, publicou Marilda.
De acordo com o diretor clínico do Hospital Municipal de Mundo Novo, Dr. Silvio Jacques de Assis, a mãe de Tatiele teve uma parada cardíaca e o parto, que, a princípio seria normal, virou uma cesariana de emergência.
— O médico responsável pelo parto teve que abrir (o útero) às pressas para tirar o bebê, se não ele iria a óbito. Na emergência do corte que ele fez com o bisturi, devido ao alto grau de urgência, acabou atingindo o bebê. É isso o que está relatado no prontuário e na sindicância que foi feita no hospital. Os dois cortes são grandes, mas superficiais e não colocam a vida do bebê em risco – afirmou ao EXTRA.
Segundo o presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Marcelo Burla, acidentes deste tipo podem acontecer, especialmente nos casos onde a mulher está há muitas horas em trabalho de parto, como aconteceu com a mãe de Tatiele.
— Quando a gente chega no útero, fazemos com o bisturi um desenho da área que vai ser aberta e, em uma região, o corte é mais profundo. Isso é para que a cicatriz não fique irregular. Em uma cesárea eletiva, a entrada no útero é feita com uma pinça fechada, para evitar machucar o bebê. Em uma emergência, o foco é tirar o neném o quanto antes e é possível que o bisturi tenha ido um pouco mais profundamente. Além disso, quando a mulher está em trabalho de parto há muito tempo, a parede do útero fica mais fina – esclareceu. bahiasemmascara

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios