Política

Após 'atentado', boneco de Lula volta às ruas escoltado por seguranças e pela PM

LULA - INFLADO - DOMINGO - SPApós sofrer “atentado” e ter sido rasgado na última sexta-feira durante ato em frente à prefeitura de São Paulo, o boneco inflável gigante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário – conhecido como “Lula inflado” ou “Pixuleco” – reapareceu na manhã deste domingo na Avenida Paulista, na capital paulista. O ato, organizado por movimentos que pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff, ocorre em frente ao prédio do Tribunal de Contas da União (TCU). O boneco começou a ser inflado por volta das 10h30m. Até o momento, a situação é tranquila.
Desta vez, o “Pixuleco” ganhou proteção. Ele está cercado por grade e sendo escoltado por seguranças. Duas viaturas da Polícia Militar também acompanham a manifestação.
A ação deste domingo chegou a ser cancelada na sexta-feira após o incidente no centro de São Paulo, quando a estudante de direito Emmanuelle Thomaziello Valerio de Souza, de 20 anos, atingiu o boneco com facadas. O “ataque” chegou a ser filmado e repercutir nas redes sociais. Houve um princípio de confusão, e ela e manifestantes foram levados para a delegacia. Um boletim de ocorrência foi registrado por dano ao patrimônio, mas Emmanuelle, que se declarou filiada ao PCdoB, negou que tivesse esfaqueado “Lula Inflado”. O caso está sendo investigado.
 
Segundo os movimentos responsáveis pelo boneco, o objetivo é levá-lo a cartões postais do país para mobilizar a população para a luta pelo fim da corrupção. A estreia do “Pixuleco” foi em Brasília, no protesto do dia 16 deste mês, quando ganhou fama nas redes sociais.
Na sexta-feira passada, ele fez duas aparições em São Paulo. A primeira foi na Ponte Estaiada, na Zona Sul, e, à tarde, em frente à prefeitura, no centro da cidade. Naquele dia, “Lula Inflado” sofreu rasgos por duas vezes. Antes do ataque no centro, apareceu um furo no pescoço durante o ato na Ponte Estaiada.
“Lula Inflado”, de 12 metros de altura, custou cerca de R$ 12 mil, segundo o Movimento Brasil. A ideia do grupo é sempre fazer aparições surpresas em locais de grande movimentação. O Rio de Janeiro poderá ser o próximo destino do boneco, mas a data ainda não foi definida.
O globo
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios