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Aparelhos celulares lideram ranking de queixas não atendidas

As reclamações de consumidores por problemas com aparelhos celulares lideraram a lista das queixas menos atendidas pelas empresas em 2011. A informação foi divulgada nesta terça-feira (18) pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), por meio do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas. O cadastro reúne as reclamações fundamentadas feitas aos Procons, mas que não são solucionadas pelas empresas e viraram processos administrativos. Mais da metade das reclamações não solucionadas (52%) foram por problemas com produtos. Aparelhos de celular lideram a lista dos produtos cujas queixas não foram atendidas pelas empresas (14%), seguido pelos produtos de informática e pela linha branca de eletrodomésticos, cada um com 6,8%. Entre as empresas, a Eletropaulo – distribuidora de energia elétrica do estado de São Paulo – foi a que menos atendeu queixas. Em segundo e terceiro lugares, aparecem a TAM e a rede de hipermercados Carrefour. A Senacon também a lista de empresas com maior número de reclamações em 2011. A Oi, com quase 7 mil queixas,  liderou o ranking. A empresa de eletrônicos LG e a operadora Claro vieram na sequência. De acordo com Juliana Pereira, secretária nacional do consumidor, as empresas que figuram no ranking serão notificadas e terão que explicar os motivos de não terem solucionado as queixas dos clientes. Elas também terão também de apresentar ao Senacon um plano de melhoria para a resolução de conflitos com consumidores. “Nós vamos ainda comunicar aos órgãos reguladores para que eles tomem conhecimento e eventualmente tomem outras medidas que entenderem cabíveis,” disse Juliana.

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