Cotidiano

Alavanca e caixa de marcha: saiba sobre a manutenção e cuidados necessários

A alavanca da caixa de marcha é uma peça de metal ligada à engrenagem de câmbio nos automóveis com transmissão manual, utilizado para mudar as marchas. Muda-se a marcha quando a posição a alavanca é alterada enquanto o pé esquerdo pisa no pedal de embreagem para desengrenar o motor e transmitir do movimento às rodas. Este sistema, composto pela caixa de marcha e a alavanca, é a responsável por fazer a transmissão do movimento emitido pela força do motor para as rodas.

Por meio do sistema de transmissão, a caixa distribui os comandos de força, tração e torque para as rodas, de modo que elas tenham o melhor rendimento, levando em consideração o atrito e o tipo de terreno no qual estão sendo submetidas ao uso.

O sistema de transmissão é essencial para o funcionamento do veículo, portanto, é preciso ter uma atenção redobrada à caixa de marcha e seus componentes, pois ele que promove a conexão entre a engrenagem e o motor.

É importante ter a manutenção em dia, pois isto garante a segurança do condutor e o correto funcionamento do veículo. As peças são fabricadas em aço e, por isso, durante o trabalho, é preciso reduzir o atrito entre elas. Essa é a função do óleo que, além de diminuir o impacto entre as peças, ainda lubrifica e faz a limpeza do sistema.

A revisão é primordial, já que o óleo não pode estar em um nível mais baixo que o recomendado e precisa ser trocado, pois tem data de validade. Como a maioria dos outros acessórios, é importante checar o nível do óleo do câmbio a cada 10 mil quilômetros ou se o motorista perceber algum tipo de vazamento. A troca do óleo não pode ultrapassar 50 mil quilômetros rodados ou três anos, prazo máximo da validade e tempo necessário para que esse componente não tenha mais a mesma textura e aderência sobre as peças.

A troca de óleo garante a vida útil e o perfeito funcionamento da sua caixa de marcha e da alavanca. Apesar disso, algumas atitudes do condutor podem ajudar para um desgaste excessivo aconteça, sendo assim evite deixar o pé sobre a embreagem enquanto dirige; não apoie a mão no câmbio, utilize a alavanca somente na troca de marchas; e evite arrancar em segunda marcha, por mais que o motor suporte, isso causa um desgaste excessivo.

É comum haver problemas em peças e acessórios do automóvel, desta forma é importante estar atento as pequenas mudanças e barulhos que seu carro apresentar e buscar ajuda. Se este problema for relacionado a alavanca, o mecânico pode fazer a substituição, com peças que podem ser adquiridas na Loja Online www.pecasauto24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo