Cotidiano

5 documentos que podem ser emitidos online e sem burocracia

Perdeu a carteira? Veja como evitar filas e burocracia para recuperar documentos

Se você já perdeu sua carteira ou sofreu algum assalto, sabe como é difícil correr atrás de tirar os documentos novamente. Mas, felizmente, hoje não é preciso enfrentar filas e perder tempo para recuperar RG ou documento veicular online.

Por causa do avanço da tecnologia, até mesmo a carteira ficou obsoleta, já que muitos documentos sequer precisam da versão física. Além disso, vários serviços públicos se modernizaram a ponto de permitir a emissão de documentos online. Dessa forma, o seu smartphone já serve como uma carteira e permite mais praticidade para emitir seus documentos.

No texto de hoje, você conhecerá cinco documentos que podem ser emitidos online e utilizados no seu smartphone. Veja quais são e como fazer a emissão e cadastro deles no aplicativo.

RG Digital

Em 2022, o governo federal aprovou um decreto que cria um número de RG único para cada pessoa e institui a identidade digital. Só que enquanto este novo documento não é implementado, vários estados permitem a digitalização dos atuais documentos de identidade (RG).

Isso é feito por meio do aplicativo RG Digital, utilizado em vários estados como São Paulo, Paraíba, Pernambuco e outros. O aplicativo permite que o cidadão escaneie o QR Code presente no documento físico e utilize a versão digital, que possui a mesma validade.

Para ativar o documento digital, é preciso que o RG tenha o QR Code – versões antigas não funcionam – e faça o download do aplicativo RG Digital (Android e iOS). Em seguida, basta se cadastrar no aplicativo e escanear o QR Code do documento físico. Ao fazer isso, a versão digital aparecerá no aplicativo.

Título de eleitor

Além do RG, o cidadão também pode utilizar o seu título de eleitor de maneira digital por meio do aplicativo e-título, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O aplicativo tem a mesma validade do título físico e já foi utilizado nas duas últimas eleições (2020 e 2022).

Para emitir o título, o eleitor deve ter feito o cadastro de suas impressões digitais (biometria) junto ao TSE, e depois fazer o download do e-título (Android e iOS). Depois é só cadastrar os dados solicitados, incluindo o número do título, e autorizar o uso da versão digital.

Além do uso nas eleições, o e-título permite consultar informações como débitos com a Justiça Eleitoral e até emitir certidões de quitação eleitoral e justificar a ausência na eleição.

CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também possui uma versão digital, válida para o documento emitido a partir de 2017 e que possui o QR Code. Se a sua carteira é anterior a esse ano, só é possível utilizar a CNH Digital com a emissão de um novo documento.

Com a CNH em mãos, é preciso fazer o download do aplicativo para Android ou iOS, fazer o cadastro e a validação via e-mail. Depois, basta escanear o código da CNH e executar uma “prova de vida” com a câmera do smartphone e um número de celular e uma senha para o aplicativo.

O acesso ao documento pode ser feito sem o uso de Internet.

CRLV

Assim como a CNH, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é o documento mais importante para o motorista. Sua versão digital também está disponível no mesmo aplicativo onde está a CNH.

Neste caso, apenas o CRLV emitido após 2018 possui suporte para a versão digital. Para usar o documento no aplicativo, basta escanear o QR Code no aplicativo da CNH e cadastrar sua CRLV.

O aplicativo gera uma versão em PDF da CRLV com uma assinatura digital que tem validade jurídica. Assim como a CNH, não é preciso ter uma conexão de internet para consultar o documento.

Cartão de crédito

Apesar de não ser um documento, o cartão de crédito é um dos itens mais importantes da carteira. E se você perdeu o seu e não pode esperar até chegar um novo, a versão digital é uma mão na roda.

Para utilizar o cartão digital, basta entrar no aplicativo do seu banco, selecionar a opção “cartões” e pegar a versão digital. Copie os dados do cartão (número, data de vencimento e código de segurança) e cadastre o aplicativo na Carteira do seu smartphone (Google Pay para Android, Apple Pay para iPhone).

Com isso, você pode utilizar o seu smartphone para fazer pagamentos por aproximação sem ter que depender do cartão físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios