NEWS

Cidade baiana registra 88 tremores de terra em apenas um dia; alguns abalos puderam ser sentidos

Segundo informações recebidas da população local, essa sequência de tremores pôde ser sentida por quem esteve mais próximo do epicentro do abalo.

O Laboratório Sismológico da UFRN registrou na terça-feira (21), uma série de tremores de terra no município de Jaguarari, localizado no centro-norte do estado. Ao todo foram 88 eventos sendo oito com magnitude acima de 2.0 mR e o maior tremor com magnitude calculada de 2.7 mR.

Segundo informações do laboratório sismológico, o primeiro sismo ocorreu às 06h37 e teve magnitude preliminar de 2.2 mR, já o último registrado no dia ocorreu às 18h40. Segundo informações recebidas da população local, essa sequência de tremores pôde ser sentida por quem esteve mais próximo do epicentro do abalo.

88 tremores em Jaguarari
Magnitude e horário indicados pela bola vermelha no mapa. Foto: reprodução LabSis/UFRN

Explicação possível

O município de Jaguarari tem sido atingido por inúmeros abalos nos últimos meses. O mídia Bahia entrou em contato com um especialista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para entender as causas.

“Trata-se de uma reativação de alguma falha sismogênica que está sendo reativada, a energia que estava acumulada lá está sendo liberada. E a gente não entende ainda o porquê que está sendo liberada exatamente.”, informou Anderson Nascimento, da UFRN.

Ainda conforme o especialista, a região vem sendo monitorada e possui uma rede sismográfica com cinco estações acompanhando todo o processo.


Descubra mais sobre Mídia Bahia

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios