Cotidiano

XP/ Ipespe: Para 59% dos brasileiros, vídeo da ministerial foi negativo para governo Bolsonaro

Enquanto dividiu opiniões no debate público, a divulgação do vídeo da reunião ministerial provocou a interrupção da tendência de alta na reprovação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao mesmo tempo em que contribuiu para a queda na aprovação dele. Esse resultado foi extraído da pesquisa XP/ Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (29).

O levantamento mostra que 71% dos entrevistados tomaram conhecimento da gravação. Desse total, 59% avaliaram a divulgação como negativa para o governo e outros 30% disseram que ela foi positiva.

Com isso, depois de um aumento de oito pontos percentuais, o grupo que considera o governo ruim ou péssimo oscilou um ponto para baixa, chegando a 49%. Por outro lado, o grupo dos que consideram o governo ótimo ou bom, que havia caído seis pontos percentuais em um mês, oscilou um ponto para cima, atingindo a marca de 26%.

Em relação à economia, a pesquisa também mostra certa estabilidade: oscilou de 57% para 54% a porcentagem dos que acham que ela está no caminho errado enquanto a oscilação para quem acredita que o país segue no rumo certo oscilou de 28% para 27%.

De acordo com o levantamento, outro dado que interrompeu a queda do governo foi a avaliação sobre a atuação de Bolsonaro no enfrentamento à crise. Crescente desde março, a avaliação ruim e péssima de Bolsonaro oscilou três pontos para menos e atingiu 55%.

A XP/ Ipespe realizou mil entrevistas em todas as regiões do Brasil, nessa terça (26) e quarta-feira (27). A margem de erro é 3,2 pontos percentuais.

BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar