Vale do Jiquiriçá

Workshop marca lançamento da implantação do SEI em Amargosa

O objetivo é promover a adoção da tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos nas administrações municipais baianas.

Nesta quinta-feira (11), o município de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, deu início ao seu processo de implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com a realização de um Workshop de Transformação Digital.

A iniciativa faz parte da adesão da cidade ao SEI Bahia Municípios, um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado em colaboração com o Ministério da Gestão e Inovação. O objetivo é promover a adoção da tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos nas administrações municipais baianas.

Promovido no Salão de Atos da Prefeitura Municipal de Amargosa, o evento de sensibilização contou com as presenças do prefeito Júlio Pinheiro e do secretário de Administração, Finanças e Desenvolvimento Institucional de Amargosa, Joanildo Borges de Jesus, além do superintendente de Gestão e Inovação da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Luís Fernando Carvalho.

“Mais importante do que a ferramenta tecnológica é a mudança cultural, a vontade de fazer a diferença e isto é algo que nós encontramos em Amargosa, que está no DNA de vocês”, afirmou o superintendente Luis Fernando, ao ressaltar a importância dada pelo município à iniciativa e os ganhos que ela proporciona em termos de eficiência para a gestão, com reflexos diretos para as entregas feitas à sociedade.

Processo Eletrônico

Outro destaque do evento foi a palestra de Caroline Freire, coordenadora de Requisitos Negociais e Documentação em Processos Eletrônicos do Ministério da Gestão e Inovação. Transmitida virtualmente de Brasília, Caroline apresentou um histórico da expansão do Processo Eletrônico Nacional (PEN) para os Estados e municípios brasileiros. “Hoje já são 300 os órgãos que utilizam o SEI, entre entes federais, estaduais e municipais”, sinalizou a coordenadora, ao destacar a Bahia como um Estado referência na implantação do sistema.

Na sequência, também fizeram apresentações o diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC da Saeb, Anderson Prazeres, o coordenador de Soluções 3 da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) , Rogério Tronco Vassoler, e o coordenador de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami. Este último abordou os avanços proporcionados por uma outra solução tecnológica que está sendo também colocada à disposição dos municípios baianos: a plataforma de serviços públicos digitais ba.gov (www.ba.gov.br).

Economia

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foi adotado pelo Poder Executivo Estadual em 2017 para a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos. Desde então, essa solução possibilitou ao governo baiano uma economia direta superior a R$ 208 milhões, além de contribuir para a preservação de mais de 50 mil árvores com a redução no consumo de papel.

Com o SEI Bahia Municípios, espera-se que as equipes do Estado possam compartilhar sua expertise adquirida com o sistema com as administrações municipais. Além disso, a colaboração com o Ministério da Gestão e Inovação permitirá ao Estado gerenciar as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos-fonte para os municípios. Em parceria com a Prodeb, será viabilizada a infraestrutura necessária para a implantação do software, incluindo serviços de suporte e hospedagem de dados.

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