BrasilGeral

Vulcão prestes a entrar em erupção pode provocar tsunami no Brasil

Estudos confirmam risco de ondas gigantes nas Américas, em caso de erupção explosiva.

Um vulcão localizado na costa africana, pode provocar um tsunami no litoral brasileiro e nas Américas, isso é o que preveem diversos estudos. Nos últimos dias o vulcão Cumbre Vieja, passou a dar sinais de que vai sofrer uma erupção em breve, ele estava adormecido há varias décadas.

Autoridades da Espanha, já elevaram o alerta para a cor amarela, ou seja nível II, numa escala de quatro categorias. Nos últimos meses, tremores de terra passaram a se intensificar na área, desde sábado (11), a intensidade e frequência só aumentam, enquanto a profundidade do epicentro diminui, as informações foram confirmadas pelo portal Uol através do portal MetSul Meteorologia.

Apesar do risco, especialistas dizem que não há motivo para pânico, mas questionam a capacidade do Brasil de lidar com tal evento, caso ocorra.

O tsunami pode ser desencadeado após uma erupção explosiva, o que poderia provocar ondas de oito ou nove metros, percorrendo distâncias transatlânticas, isso não quer dizer que elas chegaria a costa com essa mesma intensidade, nem é possivel determinar como será a erupção, a probabilidade é que cheguem menores, caso as previsões se confirmem.

“Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros”, informa o MetSul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo