Cotidiano

‘Você tem direito a até R$ 1.760 referente a um saldo do FGTS’, cuidado é golpe

Golpe promete até dois salários mínimos em saldos em contas do FGTS.

Um golpe relacionado ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) atingiu pelo menos 350 mil pessoas em apenas dois dias em todas as regiões do país. Os criminosos prometem R$ 1.760, para quem trabalhou com carteira assinada entre 1998 e 2016.

A modalidade de crime é estratégica em um momento onde diversos brasileiros estão com dúvidas em relação ao direito de saldo em contas inativas do FGTS.

A informações tem sido espelhada atrás de links e principalmente através do WhatsApp. O suposto beneficiário clica no link e responde a três perguntas: “Você trabalhou no período entre 1998 a 2016?”, “Você está registrado atualmente?” e “É maior de 18 anos”, após isso ele é encaminhado para outra página, independente da resposta, onde é solicitado que ele compartilhe a informação com pelo menos 10 amigos para poder ter acesso a lista.

Após isso, o internauta faz um cadastro de recebimento de mensagem via SMS e downloads de aplicativos falsos são baixados, infectando o aparelho smartphone, utilizado e deixando vulnerável a crimes de ordem financeira. O download baixa também conteúdo adulto e tudo é descontado no saldo de créditos.

Segundo a tecnologia PSafe mais de 360 mil pessoas já foram vítimas da mensagem falsa de ter direito a até dois salários mínimos.

 A CEF – Caixa Econômica Federal informa que não envia e-mail ou mensagens via WhatsApp sobre o saque de valores do FGTS, a nenhum cliente. A instituição orienta também que os trabalhadores busquem informações seguras e atualizadas no site do banco e por meio do 0800-726-0207, ou pelo App FGTS CAIXA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo