CotidianoNotícias

Você ja sonhou ou acordou sem conseguir se mexer? Saiba por que

O que é a paralisia do sono

 
Você já acordou e não conseguia mexer nenhuma parte de seu corpo? Apenas seu cérebro estava funcionando, e nem mesmo seus olhos você conseguiu abrir? Bom, essa condição é conhecida como Paralisia do sono e vêm afetando muitas pessoas.
Todos que já passaram por essa situação afirmam que pode ser aterrorizante, e torcem pra nunca mais passar por isso outra vez. É algo realmente assustador, seu cérebro já está acordado, mas seus músculos não e você simplesmente não consegue se mexer.dkljaslkdjqwep
A paralisia do sono acontece quando o cérebro acorda de um estado REM – a fase mais leve do sono. É comum ocorrer durante a noite, isto faz com que a pessoa fique temporariamente incapaz de se mover.
Esse período de paralisia pode durar apenas alguns minutos, a pessoa que está nesse estado pode ter algumas alucinações hipnagógicas, por isso é tão assustador e todos que já tiveram morrem de medo de acontecer novamente.
É comum que a paralisia do sono seja vista pela pessoa como um sonho, isto explica vários relatos de sonhos nos quais a pessoa consegue se ver deitada na cama e incapaz de se mover. Por essa condição vir acompanhada de algumas alucinações é então que a pessoa jura que foi apenas um sono.
Veja também
Mulher queima cachorro vivo
Mulher que matou cachorro com maçarico foi queimada viva?
Polícia Militar registra mais um assassinato no Entroncamento de Jaguaquara

Quais os sintomas?

mobilidade: Pode acontecer um pouco antes da pessoa adormecer ou imediamente depois que acordar. A pessoa não consegue se mexer, falar, mas ás vezes ela consegue ter controle mínimo sobre algumas partes do corpo (como boca, olhos e mãos) e também sobre a respiração.
Percepções: Como o cérebro da pessoa ainda está acordando é comum que tenham algumas alucinações, é improvável que a pessoa saiba distinguir o que é real e o que não é. Existem vários relatos de pessoas que tiveram visões ou escutaram sons estranho, outra sensação bastante comum é o peso no peito.

Possíveis causas

Acredite ou não é possível descobrir a causa e assim tentar reverter à situação, mas muitas pessoas que passam por isso também sofrem de narcolepsia. Então a melhor saída é procurar um especialista. Confira a seguir as possíveis causas para a paralisia do sono:

  • Indução consciente da paralisia;
  • Sonos irregulares;
  • Estresse elevado;
  • Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém;
  • Um sonho lúcido que logo em seguida precede o episódio;
  • Sono induzido através de alguns medicamentos;
  • Nível elevado de cansaço.

Existe tratamento?

paralisia do sono aterrorizante
O remédio mais efetivo no tratamento da paralisia do sono é o clonazepam, mas o ritalina também já foi usado e com muito sucesso como medicamento diurno para ter padrões de sono estruturados e prevenir a paralisia do sono. Fonte: olharcuriosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo