MutuípePolíticaSlide

Vereador João Rauedys, faz visita a dois PSF de Mutuípe

Na ultima quarta – feira (20), o vereador João Rauedys (PT), postou em suas redes sociais relatos de visitas que fez ao PSF, das Duas Barras do Fôjo e Alto da Cajazeira.

Em seu relato na rede social o vereador falou sobre o que encontrou no PSF das Duas Barras do Fôjo:  “Nessa última Quarta- feira, 20 de janeiro de 2021, estive no posto de saude das Duas Barras do Fojo junto com minha companheira Damiana, que e conselheira municipal de Saude alem de ser moradora dessa localidade.

É muito preocupante o que temos encontrado nos postos de Saúde do nosso município, nas Duas Barras do Fojo nos deparamos com um posto funcionando apenas com 4 profissionais, uma auxiliar de limpeza, uma recepcionista, uma técnica de enfermagem e uma médica.

Nessa ocasião, o posto estava lotado, no entanto, pudemos observar que o serviço de saúde naquela região encontra-se precarizado, pois não há dentista e nem enfermeira atuando, profissionais de extrema importância para que haja qualidade no serviço de saúde nos PSFs.

Sem medicamentos básicos como o Omeprazol para o estômago, Losartana e Atenolol para problemas cardíacos e hipertensão a população sofre.

É preciso chamar atenção para que os serviços de saúde cheguem para a população carente da nosso município, só através do bom funcionamento do SUS será possível garantir esse direito essêncial à população.

Imagine vocês quanto pesa no bolso o serviço privado de saúde, quem pode pagar por um dentista ? Quem pode pagar por especialidades médicas ? E os exames quem pode pagar ?

Precisamos lutar por um sistema público de saúde que funcione, porque sem a saúde não somos nada. E como diria Caetano “gente nasceu para brilhar e não morrer de fome” , eu parafraseio dizendo que Gente nasceu pra sorrir não pra perder os dentes nem morrer de dor.”

O vereador contou também sobre o que viu no PSF da Cajazeiras: “Ontem, Quarta-feira, dia 13 de janeiro, estive junto com meu companheiro @leocity05 visitando o Posto de Saúde da Família da Cajazeira.

A partir dessa visita, foi possível observar uma série de erros, alguns visíveis por fotos e outros que precisam ser falados.

Nas fotos, pode-se perceber que a unidade sofre com um grave problema de infiltração, somente duas salas na unidade não estão tomadas pelo morfo, esse problema estrutural é inaceitável num ambiente como o PSF.

Além de afetar o bem estar dos usuários e profissionais pode vim a ser um vetor de doenças;

Além disso, pode-se ver nas fotos que foram retiradas da farmácia, que o posto sofre com a ausência de vários medicamentos, uma lástima, já que sem achar medicamento no posto a população tem que tirar do próprio bolso para comprar;

Por fim, mas não menos importante, é triste ter constatado que o posto está funcionando sem Enfermeira, já que, uma está afastada por ser do grupo de risco, e a outra que coordena a unidade está de férias.

Além dessa ausência, o posto também se encontra sem Dentista, pelo mesmo motivo da enfermeira, o profissional da unidade está de férias…

O trabalhador tem todo direito de tirar suas férias merecidas, mas é obrigação da prefeitura contratar outro profissional para cobrir a saída desses profissionais.

Obs: o atendimento odontológico passou por retrocesso, visto que deixou de fazer raio x, e hoje só faz procedimentos sem uso da turbina.

João Rauedys foi eleito vereador pelo PT em 2020, e não esconde de ninguém que pretende ser candidato a prefeito de Mutuípe em 2024.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo