Geral

Vereador "Dinoite" poderá ser cassado até o dia 20 de Maio, diz site

dinoiteDe acordo com o Blog Amarelinho 10, o vereador Valdomiro Galdino “Dinoite” (PT) de Mutuípe  poderá perder o mandato até o próximo dia 20 de maio.
O Mídia Bahia recebeu informações na manhã desta segunda feira (04) que a Câmara de Vereadores receberá o pedido de cassação do mantado do parlamentar, o que levará ele a ser julgado pelos vereadores em uma votação aberta pela cassação ou não.
Dinoite é acusado de envolvimento com uma menor de 14 anos, o que segunda a lei caracteriza estupro.
Leia abaixo o que diz a lei:
Consentimento da vítima menor de quatorze anos não desconfigura o crime de estupro. Este foi o posicionamento, por maioria de votos, da Primeira Turma do STF, no julgamento do HC 97052/PR, relatado pelo Min. Dias Toffoli.
 
De acordo com o Min. Relator, “para a configuração do estupro ou atentado violento ao pudor com violência presumida, previstos nos artigos 213 e 214 do Código Penal, combinado com o artigo 224-A do mesmo código, na redação anterior à Lei 12.015, é irrelevante o consentimento da ofendida menor de 14 anos, ou mesmo sua eventual experiência anterior, já que a presunção de violência a que se refere a alínea a do artigo 224 do CP é de caráter absoluto” (grifamos) – STF.
 
O posicionamento do relator foi acompanhado pelos Ministros Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia, mas o Min. Marco Aurélio divergiu, citando precedente da Segunda Turma do STF.
 
Com as alterações sofridas pela mencionada Lei nº 12.015/09, o crime de estupro de menor de quatorze anos tem tipificação específica no novo artigo 217-A, não se falando mais em presunção de violência antes mencionada no artigo 224, excluído pela nova lei.
 
Estupro de vulnerável (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios