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Veja a lista com 11 sinais de que sua empresa não está no caminho certo

CORDA BAMBAAbrir um novo negócio é sempre um grande desafio. Desde os investimentos e gastos iniciais, necessidade de infraestrutura, planejamento e boas ideias até mesmo a sorte e timing de conseguir se estabelecer em um campo frutífero e decolar. Entretanto, mesmo após as primeiras dificuldades, descansar não é uma alternativa. Segundo dados divulgados em 2010 pelo SEBRAE, 30% das empresas brasileiras não passam do primeiro ano de atuação e cerca de 96% delas são micro e pequenas. Por isso, veja aqui 11 sinais para evitar esses empecilhos e alavancar o seu empreendimento para um novo patamar:

Lucratividade – Um dos primeiros indícios de algum erro cometido ou direção errada é justamente o mais relevante para um empresário. A lucratividade e o rendimento do negócio são sintomáticos para perceber que alguma mudança é necessária. Ainda que o sucesso imediato seja raro, começar abaixo do esperado já demonstra que é necessário investir em maneiras de otimizar e dar novos rumos, seja no campo estrutural ou até mesmo na via operacional. Planejamento – A ausência de planejamento ou ideias para o futuro são também indícios de que algo precisa ser explorado. Em geral, a ocupação com a rotina e o funcionamento das ações internas costumam limitar o tempo gasto em reuniões e avaliações, mas essa atividade é imprescindível para que qualquer marca atinja o sucesso e consiga se aproximar dos clientes, fornecedores e parceiros. A ausência de perspectivas pede, portanto, uma imediata reavaliação.

Copiar modelos – Um dos principais erros cometidos no início e que acomete muitos empresários inexperientes é a dificuldade da elaboração de um planejamento próprio e um plano de negócios específico. Isso faz com que muitos deles adotem moldes já prontos e busquem aplicá-los aos mais diversos campos de sua própria empresa. Essa atitude, entretanto, quase sempre resulta em fracasso, uma vez que as especificidades de cada ambiente devem ser consideradas, tanto nas potencialidades quanto nas limitações.

Estudo de mercado – Iniciar e começar a operar sem um estudo de mercado prévio é um dos maiores riscos e erros que se pode cometer. Isso porque, além de arriscado, ele não possui fundamentação ou segurança nenhuma, não podendo oferecer a credibilidade necessária ao investidor. O estudo prévio é o que garante a exploração de um mercado que permita, além do caminhar comum, a futura expansão e exploração de outros campos. Por isso, é importante estar muito atento para as necessidades do cliente, de cada mercado e não perder de vista o futuro desse grupo social.

Diálogo com clientes – Atualmente, uma empresa que não se comunica, principalmente com seus consumidores, é uma empresa fadada ao insucesso. Essa nova relação, potencializada pela presença da internet e das redes sociais, é vital para o cenário atual, tanto na formação de um laço cada vez mais aproximado com os clientes já cativos, quanto para a conquista de novos potenciais consumidores através das indicações, compartilhamentos e da formação de uma boa imagem da marca e do negócio.

Marketing inconsistente – Falta de divulgação da marca e presença fraca entre os próprios consumidores é também um dos principais fatores que demonstram grandes problemas na elaboração e manutenção de um novo negócio. Isto é, se mesmo despontando agora no mercado e com uma ideia inovadora as pessoas não comentam sobre a sua companhia, é necessário perceber que a direção está errada e que alguma ação precisa ser tomada.

Marca sem perfil concreto – Toda empresa precisa ter uma cara, uma identidade. Empresas que não possuem esses ícones acabam caindo no esquecimento de seu público-alvo claro, ou seja, mesmo quando conseguem um início interessante, não mantêm o sucesso por muito tempo. É importante ser marcante e se destacar, permanecendo na rotina e na memória da população. É esse o desejo de toda boa campanha de marketing. Antes disso, é fundamental a organização interna prévia, que garanta essa consistência e firmeza de ideias, gerando uma consonância até mesmo entre os funcionários, quanto a missão e valores, por exemplo.

Terceirizações – Deixar a empresa na mão de outras pessoas pode ser um grande erro, principalmente para os novos investidores e administradores. Isso acontece quando, sem muita experiência, os empreendedores acabam recorrendo a outras pessoas para a execução de diversas funções.  É importante também ter espírito de liderança e saber delegar tarefas, administrando corretamente as funções dos colaboradores, mas nunca deixar a participação do próprio empresário de lado, estando incluído na rotina da empresa, em todos os mecanismos e processos, além de compreender cada fase da produção.

Contabilidade – O descontrole com o fluxo de caixa é uma das principais causas de falência em pequenas e médias empresas. Gastar demais é também sintomático, uma vez que o retorno geralmente demora um pouco a chegar.  Por isso, é importante contar com leitores de códigos barras, sistema digitalizado e uma impressora zebra para o melhor controle de seus produtos.

Adaptação – A dificuldade de adaptação e rigidez com as ideias estão também entre os principais empecilhos para o crescimento de qualquer empresa.  Isso porque as mudanças são constantes e extremamente necessárias, sendo preciso se adaptar a elas e saber aceitar as alterações com potenciais de melhora para o novo empreendimento.  Desprezar esse fator e manter-se agarrado a uma ideia pode ser destrutivo para qualquer empresário, por isso é importante estar aberto a críticas positivas e auxílio em vários momentos.

Precificação – Sua empresa não está vendendo? Mesmo com produtos atrativos? O preço estipulado pode ser o problema, com um desnível muito grande com os valores de mercado. A precificação é uma das ações mais importantes para qualquer empresário e representa, além de um estudo de mercado, uma maneira de conseguir atingir o público de maneira mais eficiente, estar presente e ter controle sobre a maior margem de lucro possível para ser competitivo e evitar prejuízos.

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