Veja as notas de IDEB de Mutuípe ano 2023
Escolas municipais não alcançam metas estabelecidas.
O município de Mutuípe registrou uma pontuação de 4,7 nos anos iniciais e 3,9 nos anos finais do ensino fundamental, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados foram publicados na semana passada. Em 2019, na pré-pandemia os anos iniciais apresentaram uma pontuação de 4,8, enquanto os anos finais registraram 3,0.
Veja notas por unidades de ensino.
MUTUÍPE | 2017 | 2019 | 2021 | 2023 |
CJR – JULIVAL | S/N | 3,1 | S/N | 3,5 |
COVIS ALMEIDA | 2,9 | S/N | S/N | 4,8 |
LÍDIO SANTOS | S/N | 4,5 | S/N | 4,7 |
ANA LÚCIA | S/N | 5,2 | 5,4 | 4,4 |
ANÍSIO TEIXEIRA | S/N | 5,6 | 6,1 | 4,5 |
MARIA JÚLIA | S/N | 4,2 | S/N | 4,6 |
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do município, algumas escolas não atingiram o número necessário de alunos na prova em 2021, e, por esse motivo, essas escolas não foram pontuadas. A ASCOM destacou que as escolas Julival, Clóvis, Lídio Santos e Maria Júlia melhoraram suas notas; contudo, as escolas Ana Lúcia e Anísio, que tiveram excelentes notas em 2021, apresentaram queda, o que fez com que o Ideb não avançasse conforme o planejado.
As metas para os anos iniciais e finais eram 5,1 e 5,5, respectivamente. Em 2023, a Bahia registrou 4,2 pontos no Ideb para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), enquanto os anos iniciais do ensino fundamental tiveram uma nota de 5,3.
O Colégio Estadual Antônio Felipe Evangelista Neto CEAFEN, alcançou 4,3. O estado da Bahia ficou com nota 3,9. A meta estadual era 4,5.
Em contato com o site, a professora Joildes, diretora do CEAFEN, disse que meta individual da unidade de ensino era 3,7, portanto esse índice foi superado.
O IDEB
O INEP analisa o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é determinado com base na taxa de rendimento escolar, considerando aprovação e evasão, e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.
O Plano de Ações Articuladas do município propõe estratégias e ações para reforçar as práticas pedagógicas no ambiente escolar.