Cotidiano

Vale das Pedrinhas ganha obras de reurbanização de canal

08 02 19 Pref ACM Neto Vale das Pedrinhas foto Valter Pontes SECOM7Durante muitos anos, os moradores do Vale das Pedrinhas convivem com os alagamentos constantes e a proliferação de ratos e insetos, como baratas e mosquitos, nas imediações do canal do bairro. No entanto, a partir desta sexta-feira (8), a Prefeitura deu o pontapé para resolver esse problema histórico com o início das obras de urbanização na localidade. A assinatura da ordem de serviço para a intervenção foi assinada pela manhã pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores, autoridades e população.

O prefeito relembrou o anúncio desta obra durante a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro, em outubro do ano passado. “Este é um sonho de muitas décadas. A comunidade esperava a urbanização do canal, que é a porta de entrada do Vale das Pedrinhas. Mais de R$5 milhões serão investidos para ações como macrodrenagem, paisagismo e nova iluminação. É uma obra que tem duração prevista para seis meses e vamos correr para entregar essa intervenção no segundo semestre deste ano”, afirmou. ACM Neto salientou ainda que, devido à negativa do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em conceder a licença ambiental, a administração municipal teve que recorrer à Justiça para conseguir autorização para a intervenção.

Na primeira obra a ser iniciada como novo secretário da Seinfra, o vice-prefeito Bruno Reis ressaltou que a urbanização do canal do Vale das Pedrinhas inicia uma série de ações de requalificação de canais de Salvador a ser promovida pela Prefeitura. “Já estou me sentindo até um engenheiro. Deverão ser iniciadas, este ano, obras nos canais da Rua Cônego Pereira (Sete Portas), do Paraguari (Periperi) e do Sossego (Mata Escura) e outros 40 pequenos canais também passarão por intervenções”, informou.

Melhorias – Sob a responsabilidade da Seinfra, o canal do Vale das Pedrinhas será coberto em 250m com laje armada, o que dará um novo aspecto ao local e evitará que a população descarte material irregular na área – prática que prejudica a limpeza e contribui para os alagamentos. Também será realizada pavimentação em um trecho de 4.600 m².

Na superfície, será construída uma praça pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), que terá, dentre outros itens, Academia de Saúde, parque infantil e ciclovia. Também será promovido ordenamento do comércio existente.

De acordo com o morador Washington Aleluia, as obras darão qualidade de vida para todos. “Será um presente. Quando chove a água aqui bate na altura da canela. Fora que, com o canal aberto, há um problema crônico não só de insetos, quanto de ratos”, ressaltou.

A vizinha de bairro Angelina Morais, de 75 anos, era só alegria com o início da ação de melhoria do canal. “Aqui era bonito, mas o pessoal foi destruindo ao longo do tempo. Há muito a gente aguardava por essa obra. Muito feliz com mais essa ação da Prefeitura, que já fez o posto de saúde que é uma maravilha pra gente”, falou, referindo-se ao Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, inaugurado em 2014.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios