Entretenimento

Vai viajar? Aprenda como proteger sua casa no período de feriado junino

Se você vai fazer o caminho da roça nesse feriado junino é bom ter cuidados e alertas para deixar sua casa em segurança. Uma das principais dicas ajuda a economizar energia e também manter a casa livre do risco de incêndios. O engenheiro eletricista Denis Castro explica que é importante retirar os eletrodomésticos que não são usados a todo o momento da tomada antes de pegar o caminho da roça.

“Isso economiza energia e evita desgaste do aparelho, aumentando sua vida útil. Além disso, evita que tenha, por exemplo, um curto-circuito”, argumenta. No quesito segurança, o alerta é mais importante. De acordo com o levantamento do Portal ZapImóveis, uma recomendação importante é sempre comunicar a sua ausência no imóvel a um vizinho de confiança.

E, se possível, telefone para ele de vez em quando, para saber se está tudo bem. Síndica de um condomínio no bairro do Pernambués, em Salvador, a aposentada Sara Gomes não curte viajar e sempre fica na vigilância dos  outros  vizinhos e aconselha desligar a campainha.

“Com a campainha desligada, o morador fica mais seguro e mais protegido. Aconselho também que a pessoa tem que fechar as portas  com trincos e trancas resistentes”, orienta Sara. Síndico profissional, Valter Santana atua no cuidado de 10 residências em Salvador.

Ele destaca que se a viagem for longa é importante deixar dois  jogos de chaves com pessoas de confiança para facilitar qualquer emergência. “É fundamental que não se deixe  dinheiro dentro de casa, mesmo dentro de cofres”, ensina.

A Porto Seguro, por exemplo,  desenvolveu o hotsite “Residência mais Segura” que oferece dicas de segurança e também como economizar recursos naturais e evitar acidentes domésticos.

O site disponibiliza vídeos específicos para crianças, idosos e públicos diversos, com objetivo de orientar toda a família sobre detalhes importantes como, por exemplo,  necessidade de instalar fechaduras com chave de emergência nos banheiros. Correio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo