Cotidiano

Vacina para rinite, um esperança para quem sofre com a enfermidade

A rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas.

Mofo, poeira, cheiro forte, tempo frio e etc. são ingredientes suficientes para deflagrar uma crise de espirros, que sofre do problema facilmente sabe que é: rinite alérgica, o problema afeta milhões de brasileiros e quanto começa causa um incomodo muito grande.

rinite alergica 1236546
Foto: iStock

Olho cossa, nariz começa a escorrer e você espirra desesperadamente por horas, como se o problema não tivesse solução, mas segundo informações existe vacina, e de fato, funciona.

Desde 1980 o médico otorrinolaringologista Edmir Américo Lourenço, da Faculdade de Medicina de Jundiaí, em São Paulo, desenvolve uma vacina que começou a ser testada em 2005, dez anos após 79% das pessoas que passaram pelo teste afirmam que o sintomas desapareceram, na época 281 pessoas, com idades entre 3 e 69 anos participam.

O tratamento é caro, custando entre R$ 6 e 12 mil e pode levar até 5 anos, embora a média seja 14  meses, a  imunoterapia está disponível em alguns hospitais públicos do país através do SUS – Sistema Único de Saúde, mas em maior disponibilidade na rede particular.

Vale lembrar que a imunoterapia não cura totalmente a doença, o procedimento consiste na diminuição dos sintomas da enfermidade, mas pode garantir nariz desentupido e sem espirros por muitos anos. Atualmente cientistas trabalham no desenvolvimento do um tratamento sublingual e que substitua os atuais, pois não possuem tanta eficiência.

A forma mais simples de se prevenir de crises de rinite alérgica é evitando o contato com a substância que desencadeia os sintomas. Isso nem sempre é tão fácil. Carpetes, cortinas, tapetes e bichos de pelucia podem armazenar poeira e ácaros, e não devem fazer parte do quarto. Os ambientes da casa devem estar sempre bem ventilados e ensolarados. De preferência, a limpeza deve ser feita com pano úmido. Também devem ser evitados produtos de limpeza, tintas, perfumes, fumaça do cigarro e inseticidas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios