Cotidiano

Ufba divulga nota de esclarecimento sobre corte orçamentário

ufbaA Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou nota de esclarecimento nessa terça-feira (30) a respeito do corte orçamentário de 30% nas verbas da instituição. A Ufba afirma que não recebeu qualquer notificação oficial do Ministério da Educação (MEC) sobre o contingenciamento.

“Foi verificada a existência de um bloqueio orçamentário no sistema eletrônico de gestão financeira da instituição, que a Universidade espera reverter através do diálogo e das medidas administrativas cabíveis junto ao Ministério”, explica a universidade.

O bloqueio corresponde a 30% da rubrica de funcionamento, dentro da verba destinada ao pagamento de despesas essenciais, como consumo de água, energia e telefone, manutenção de espaços e equipamentos e pagamento de pessoal terceirizado.

“Restrições orçamentárias vêm sendo enfrentadas nos últimos anos, mas sempre de maneira linear, atingindo o conjunto das instituições federais, jamais de modo seletivo”, salienta a nota.

De acordo com a instituição, o valor que aparece bloqueado é de R$ 37,3 milhões e, caso seja confirmado, terá impacto significativo no funcionamento da universidade até o final de 2019.

Na nota, a Ufba destaca os números importantes que confirmam a qualidade de ensino da instituição. A universidade é a 1ª do Nordeste, a 10ª brasileira e a 30ª da América Latina no ranking Times Higher Education (THE), da revista inglesa Times, que avalia 1.250 universidades de 36 países.

Além disso, a instituição agradece às manifestações de apoio e solidariedade dos membros da comunidade acadêmica, autoridades e sociedade civil. Por fim, a universidade se reafirma como espaço democrático e dinâmico. A Ufba “se orgulha de ter como uma de suas marcas a porosidade à presença, em seus espaços, de atores sociais os mais diversos, todos eles bem-vindos”, finalizou.

Bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios