Cidades

Uesc inaugura 1ª micro-cervejaria da Bahia e planeja bebida feita com frutas

UESC - FRENTEA Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, na região sul da Bahia, inaugurou a primeira micro-cervejaria do estado. O espaço vai permitir que alunos e professores de diversos cursos possam realizar pesquisas e treinamentos para produção da bebida. A meta agora é realizar experimentos com novos sabores de cerveja utilizando frutos da região como o cacau.De acordo com a diretora do Departamento Agroindustrial da Uesc, Ana Paula Trivatti, o Brasil é o terceiro maio consumidor de cerveja no mundo.

Além de preparar os alunos para o mercado, ela afirma que a universidade quer inovar.”A gente tem uma diversidade muito rica aqui em termos de frutas, e a próxima que a gente vai produzir é de polpa de cacau. Além disso, a gente tem uma diversidade muito rica de microrganismos, e são as leveduras que são as responsáveis pela fermentação de qualquer bebida alcoólica”, disse.O coordenador do projeto, o professor Mauro de Paula Moreira, disse que estudantes de diversos níveis vão atuar na micro-cervejaria. “A gente pensou no ensino, pesquisa e extensão.

UESC - CERVEJAEntão, vamos pegar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e colocar aqui para trabalhar, fazer seleção de leveduras”, destaca.O professor Antônio Fábio Reis, outro envolvido no projeto diz que a capacidade de produção na Uesc será de 600 litros de cervejas por ciclo.”A cerveja é produzida a partir de água, malte de cevada, lúpulo e leveduras. O processo inicial é denominado de ‘braçagem’ e leva em torno de um dia.

Depois, a gente passa para a etapa de fermentação, que vai durar de cinco a sete dias, e, posteriormente, a etapa de maturação, onde são formados os sabores característicos da cerveja. Essa última etapa leva em torno de 10 dias. Ou seja, esse processo todo leva de 15 a 20 dias para que a gente possa ter uma cerveja para degustação”, destaca.

UESC - CERVEJA POOs alunos de pesquisa e extensão comemoram a inauguração da micro-cervejaria. “O espírito empreendedor do aluno em poder trabalhar nessa área que é pouco explorada aqui na Bahia. E é muito interessante ver todos os processos de produção, desde os produtos utilizados na cerveja até o produto final”, afirma o universitário Arthur Santana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios