Ubaíra

Ubaíra comemora 133 anos de emancipação com apresentações de fanfarras e quadrilha junina

A comemoração atraiu centenas de pessoas e incluiu apresentações culturais e tradicionais do município.

Ubaíra, situada no Vale do Jiquiriçá, com uma população de 18.626 habitantes, celebrou seus 133 anos de emancipação política no último domingo, dia 30 de julho. A comemoração atraiu centenas de pessoas e incluiu apresentações culturais e tradicionais do município.

Com concentração inicial em frente à prefeitura, quatro fanfarras e um grupo de estudantes do Colégio Natur de Assis Filho – CPM, seguiram uma passeata em direção ao centro da cidade, na praça Senador Galrão.

FANMUB

Um destaque especial foi a presença da FANMUB, a fanfarra de Ubaíra que foi campeã de competições em décadas passadas. Após um longo período existindo apenas na memória dos munícipes e admiradores, a FANMUB retornou aproximadamente um ano atrás. Sua participação na comemoração trouxe um sentimento de orgulho e emoção para todos os presentes.

O evento que se iniciou com o hasteamento da bandeira e entoação do hino nacional, ainda contou com apresentações de alunos das escolas municipais e uma belíssima encenação e dança da quadrilha junina Caipirados, da cidade de Cravolândia.

Ás 18 horas, uma missa foi realizada em agradecimento fechando a programação com muita fé e devoção.

História de Ubaíra

De acordo com informações do Blog Denival Rodrigues, até 1770, a área que hoje corresponde ao município de Ubaíra era ocupada pelos índios mongóis. Nesse período, João Gonçalves da Costa foi encarregado de conquistar esses índios, que viviam às margens do rio Jequiriça. Como resultado, o território foi anexado à vila de Valença.

A área mencionada estava dividida em sesmarias. A sesmaria de São Paulo e a de Poço do Facão pertenciam a Domingos de Matos Aguiar. Já as sesmarias de Barra da Estopa e de Riacho da Torre, que abrangiam terras ao longo das margens do rio Jequiriçá em uma extensão de meia légua, foram concedidas a Francisco de Souza Feio em 1777. Ele foi o primeiro explorador conhecido daquela região. Francisco de Souza Feio tomou posse das terras em 7 de maio de 1785, onde hoje existe um pequeno povoado chamado Pindobas.

A este povoado anexaram-se muitas outras fazendas, dentre elas a fazenda Areia, nome do núcleo que deu origem à Ubaíra, dividida em dois pretórios, descendente de Francisco de Souza Feio. Estes, por desistirem de explorar a região de Santa Inês em decorrência de secas prolongadas instalaram-se no povoado, que passou a ser chamado de Vila de Jequiriçá em 1876.

Mais tarde, em 30 de junho de 1891. A sede municipal a ser chamada tão somente de Areia. Nome que se estendeu ao município. Assim inicialmente, a localidade foi denominada de Areia. Posteriormente, por Decreto Estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, o município recebeu um nome, Ubaíra, que em tupi guarani significa mel de pau.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios