Slide

Túmulo de Jesus exposto pela primeira vez

Local está sendo restaurado.

tumulo-de-jesusO túmulo onde, segundo o cristianismo, Jesus Cristo foi sepultado, foi exposto pela primeira vez. Situado na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, Israel, o local está a ser alvo de um trabalho de restauro que implicou a remoção da pedra mármore que cobre a caverna desde, pelo menos, o ano de 1555.

“A pedra mármore que cobre o túmulo foi retirada e ficamos muito surpreendidos com a quantidade de material de enchimento que encontramos”, confessou Fredrik Hiebert, arqueólogo residente da Sociedade National Geographic, parceira do projeto de restauro orçado em 3,6 milhões de euros, à revista.

A retirada da pedra constituía, segundo a responsável pela equipa, Antônia Moropoulou, um momento-chave para o restauro, sendo que todos os trabalhos estão a ser documentados de forma a que no futuro quem os venha a analisar se sinta como se estivesse no interior do túmulo.

O alegado túmulo está situado no interior de uma edícula (pequeno templo), ela própria alvo de trabalhos entre 1808 e 1810 na sequência de um incêndio. Tanto o túmulo como a edícula estão agora a ser restaurados por uma equipa de cientistas da Universidade Técnica de Atenas, na Grécia, que já foi responsável pelo restauro da Acrópole, na capital grega, e da Basílica de Santa Sofia, em Istambul, Turquia.

O restauro começou no início do ano, depois de assegurados os donativos suficientes para executar o trabalho – entre eles do rei da Jordânia e da viúva do fundador da editora Atlantic Records, Ahmet Ertegünh. Também as denominações religiosas que têm direitos sobre a igreja contribuíram para a obra, que está a ser executada sobretudo durante a noite para não impedir a visita dos peregrinos. Esta Igreja constitui um dos locais mais sagrados do cristianismo. DN/Mundo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar