Cotidiano

Traficante colombiano procurado nos EUA é preso em SP

POLICIA FEDERAL - SEM ROSTOApontado como um dos principais traficantes da Colômbia, Eduard Fernando Giraldo Cardoza foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (28) em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo). O traficante é ligado ao grupo paramilitar Los Urabeños, que tem como um dos focos de atuação enviar cocaína para os EUA por meio de submarinos construídos artesanalmente.
Ele foi preso num hotel da cidade e, em seguida, transferido para São Paulo. A PF vai pedir nesta sexta (29) a prisão preventiva dele e está tentando validar mandados de prisão expedidos contra Cardoza na Colômbia e nos EUA.
Leia mais
Passageiros ficam feridos após ônibus tombar na BA-046 próximo a Nazaré das Farinhas
Homem em fúria esfaqueia mulher e passa com carro por cima dela
Polícia prende em Santo Estevão fugitivo de presido em São Paulo
Segundo o delegado Victor Hugo Rodrigues Alves, a partir disso ele poderá ser deportado ou extraditado para um dos dois países.
O grupo, também conhecido por “clã Usuga”, em alusão ao seu líder, Dairo Antonio Usuga David, atua na zona rural colombiana e costuma se deslocar a pé, em núcleos de no máximo 15 pessoas, todas altamente armadas. Conhecedores do campo, escondem-se facilmente quando helicópteros do Exército colombiano se aproximam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo