Bahia

Terra treme em Jacobina e assusta moradores

Mineradora diz monitorar barragens, sem identificação de anomalias.

Um novo tremor de terra foi registrado no município de Jacobina, na região norte da Bahia, na noite desta quarta-feira (12), segundo o laboratório de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os abalos foram de baixa intensidade. 2.4 mR, ocorrido às 21h36.

No domingo (9), dois eventos sismológicos já haviam sido registrados com intensidade de 2.1 e 2.0 mR, às 20h51 e 20h54 respectivamente.

“Gostaria de relatar um tremor de terra na comunidade de Guaribas, em Olhos D’água do Genipapo. As paredes da casa da minha mãe balançaram deixando todos em pânico. Estou tremendo até agora, porque fica próximo a mineração também”.  Disse uma moradora ao site Jacobina Notícias.

Uma mineradora instalada na cidade emitiu nota a imprensa:

 Jacobina Mineração/Yamana Gold – JMC tomou ciência, através do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), sobre os eventos sísmicos ocorridos esta semana em Jacobina. Importante lembrar que a JMC segue realizando monitoramento regular e inspeções diárias das suas barragens. Estas atividades são realizadas por equipes especializadas. Após inspeções geotécnicas realizadas nas barragens hoje (13/1), não foram identificadas anomalias ou alterações em decorrência dos eventos sísmicos ocorridos. A avaliação dos instrumentos de monitoramento também não indicou alterações e continuam com leituras normais. As barragens continuam seguras, operando normalmente e com declaração de condição de estabilidade validada junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo