BrasilGeral

Talibã ordena que apresentadoras de TV cubram o rosto no Afeganistão

Grupo extremista que controla do Afeganistão, o Talibã ordenou que apresentadoras de TV do país cubram o rosto enquanto estiverem no ar. A determinação veio por meio de decreto oficial da organização, na última quarta-feira, 18.

A ordem que afeta as apresentadoras acontece duas semanas depois que todas as mulheres foram orientadas a usar um véu facial em público — caso desrespeitem a determinação, elas vão enfrentar punições.

Nas redes sociais, o jornalista Wali Arian, da Shamshad TV, compartilhou um protesto da apresentadora Yalda Ali a respeito da nova determinação do Talibã.

As normas para uso de véu facial se juntam a outras medidas restritivas às mulheres no país. Recentemente o Talibã também ordenou que as afegãs estão proibidas de viajarem de avião sem a companhia de um parente homem e que escolas secundárias não devem receber meninas.

O Talibã é um movimento fundamentalista que se originou da resistência da ocupação da União Soviética no Afeganistão, consolidado em meados da década de 90 do último século. Hoje, é considerado oficialmente como grupo terrorista por Estados Unidos e União Europeia.

Por muitos anos os extremistas do Talibã ajudaram a esconder o saudita Osama Bin Laden, articulador dos atentados de 11 de setembro de 2001, até seu assassinato por tropas norte-americanas, em 2011.

Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo