Cotidiano

Surto com 13 positivos em trabalhadores de rede de transmissão assusta Guanambi

Cerca de 120 trabalhadores de uma das empresas que realiza as obras de construção de uma linha de transmissão de energia na região de Guanambi foram submetidos a testes rápidos para detecção do novo Coronavírus. Segundo apurado pela Agencia Sertão, os testes foram executados pela própria empresa e tiveram resultado positivo para o vírus em 13 trabalhadores.

Eles estão alojados em uma pousada localizada próxima à rodoviária da cidade. A reportagem apurou que a quantidade de pessoas alojadas no local é bem maior do que a capacidade do estabelecimento, alugado exclusivamente para alojar os operários. A empresa notificou a Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (15) sobre o resultado dos testes. A pasta enviou uma equipe de Vigilância Epidemiológica ao alojamento e novos testes rápidos foram realizados nos 13 operários que testaram positivo nos testes aplicados pela empresa.

Os testes oficiais da Vigilância, aprovados pelo Ministério da Saúde, constataram a presença do vírus em 13 trabalhadores, sendo que três deles apresentam sintomas leves compatíveis com a Covid-19. Estes tiveram novos materiais coletados para novas análises no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA). Os operários vieram de cidades dos estados do Piauí, Maranhão, Alagoas, entre outros. Por ordem da secretaria de Saúde, a empresa colocou todos que regressaram de viagem após a retomada das obras em quarentena. No entanto, alguns deles trabalharam em cidades do Norte de Minas após este período. Portanto, não se sabe se o vírus veio dos estados de origem dos trabalhadores ou se eles foram contaminados após o regresso ao trabalho.

Prefeitura notifica empresa e toma medidas urgentes

Em reunião extraordinária do Comitê de Saúde de combate ao Covid-19, realizada na noite desta sexta-feira (15), diante de informações obtidas de casos positivos em testes rápidos em cidades da região, oriundos de trabalhadores de uma obra de linhas de transmissão em Guanambi e região, alojados na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica investigaram o local, para averiguar o cumprimento de obrigações sanitárias por parte da empresa.

Após um trabalhador oriundo da cidade de Urandi positivar para Covid-19 em teste rápido, todos os 120 trabalhadores fizeram o mesmo procedimento oferecido pela empresa, destes, 16 casos foram positivados para Covid-19. Diante da situação, a Secretaria de Saúde realizou o procedimento, com outro modelo de teste rápido, respaldados em notas técnicas, destes, 13 foram positivados, com 4 trabalhadores relatando sintomas gripais. Os trabalhadores positivados em teste rápido estão isolados. Nesta semana, a Sesab divulgou nota técnica, onde aceita os testes rápidos para fins de notificação dos casos de Covid-19.

Novo Decreto volta a limitar setores

Diante da gravidade da situação, e como medida de prevenção decorrente do número de casos positivos em testes rápidos, além do descumprimento do Decreto por parte de diversos segmentos, gerando aglomerações em bares, restaurantes e comércio, a Prefeitura de Guanambi em entendimento com o Comitê, setor jurídico e especialistas, irá publicar na noite de hoje, edição extra de Decreto Municipal no Diário Oficial limitando diversos setores, com validade a partir deste domingo (17), para que a população em geral possa tomar conhecimento das limitações neste sábado e atender as medidas restritivas. Os restaurantes, lanchonetes e similares, bem como lojas de auto peças e materiais de construção funcionarão somente só com entrega a domicílio (delivery), já a partir deste domingo. Academias também terão o seu funcionamento suspenso, assim como as feiras livres, na cidade e distritos. // Agência Sertão . iGuanambi . Ascom-PMG.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios