Geral

STJ decide que descontos em compras pagas em dinheiro é ilegal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que é ilegal oferecer descontos a clientes que optarem por pagar em dinheiro. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a determinação veio depois de uma disputa entre o Procon de Minas Gerais e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.
Na ocasião, a Câmara entrou com processo que pretendia impedir o Procon de multar comerciantes que ofereciam descontos para clientes que pagassem em dinheiro. A decisão do STJ é referente a este caso específico, mas deve valer como precedente para todos os outros estados do país. Em São Paulo, por outro lado, o Procon julga ilegal apenas a cobrança de preços mais elevados para quem paga com cartão de crédito. Oferecer descontos para quem paga em dinheiro é legal.
As opiniões acerca do assunto são muitas. De acordo com Maria Inês Dolci, coordenadora insitucional da Proteste (associação de defesa do consumidor), o preço mais elevado para o consumidor que paga com cartão de crédito não é justo, pois ele já e obrigado a pagar as anuidades das empresas de crédito. A negociação do preço deveria ser entre o comerciante e as empresas de cartões.  Notícias ao Minuto)
Veja também


 
Encrencado na Operação Lava Jato, Ricardo Pessoa é obrigado a encerrar conta bancária
Bandidos arrombam ônibus da banda Aviões do Forró
PF encontra ‘despacho’ contra Janot em casa de Fernando Collor

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios