Cotidiano

SP confirma 3 casos de Covid-19 causados por variante encontrada em Manaus

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou, nesta terça-feira (26), em nota, que identificou no estado três casos importados de Covid-19 com a nova variante brasileira do novo coronavírus, que foi identificada inicialmente no estado do Amazonas.

A nova variante da Covid-19 brasileira foi identificada pela primeira vez no Amazonas e tem sido apontada como um dos fatores que geraram um grande crescimento no número de casos no estado, principalmente na capital, Manaus.

De acordo com a secretaria, a confirmação foi feita por meio de sequenciamento genético realizado no Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, que é referência nacional e vinculado à pasta.

Segundo o comunicado, as pessoas contaminadas pela nova variante da Covid-19 têm histórico de viagem ou residência em Manaus.

A Secretaria da Saúde informou que os vírus sequenciados são da linhagem P.1 e têm mutações em posições do gene que codifica a proteína spike (a “ponta da coroa”).

De acordo com a pasta, “essas mutações poderiam estar associadas a um maior potencial de transmissão, apesar de ainda não haver comprovação científica de que esta variante seja mais virulenta ou transmissível em comparação a outras previamente identificadas”.

CNN Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo