GeralNegócioNotícias

Soluções financeiras são diferenciais entre os benefícios corporativos

Bonificação por dinheiro, empréstimo consignado e vale-supermercado se destacam como benefícios para atrair e manter funcionários

Os benefícios corporativos se destacam entre os fatores mais importantes na hora de atrair e reter profissionais. Além do seguro de vida e do vale alimentação, a frequente preocupação com a saúde e o rendimento do colaborador tem, inclusive, despertado a atenção dos empresários e recrutadores para outro ponto: a vida financeira dos funcionários. E, neste contexto, uma pesquisa realizada pelo ADP Research Institute em 13 países revelou que 90% dos empregados preferem trabalhar em uma empresa que se preocupa com suas finanças.

Essa realidade nas corporações brasileiras ganha ainda mais força e propósito, uma vez que 40% da população encontra-se inadimplente, segundo levantamento do Serasa Experian. Mas, por que o tema de benefícios corporativos está em alta? Essa questão pode ser explicada após um estudo ter sido desenvolvido pela Universidade da Califórnia, que comparou o comportamento de profissionais, revelando que a qualidade de vida do funcionário impacta diretamente em seu desempenho e produtividade durante o expediente.

Simultaneamente a este resultado, é válido considerar o estudo “The Employer’s Guide to Financial Wellbeing 2018/19”. Desenvolvido no Reino Unido, ele revela que profissionais endividados ou preocupados com suas finanças pessoais chegam a produzir 15% menos, além de ficarem mais propensos a desenvolver conflitos com os demais colegas de trabalho. Portanto, entre os benefícios corporativos, oferecer opções que favoreçam a organização financeira para os funcionários contribui, ainda que indiretamente, para o desenvolvimento de um trabalho mais produtivo e de qualidade constante.

Neste cenário há, pelo menos, três opções de benefícios corporativos que se destacam. Um deles é a bonificação por dinheiro, ou seja, o oferecimento de incentivos financeiros quando este funcionário alcançar ou ultrapassar metas, por exemplo, é um ótimo caminho para estimular seu desempenho. Outra forma, também muito popular, é oferecer o benefício do salário como garantia, isto é, um empréstimo consignado com menores taxas de juros do que o empréstimo pessoal para que este funcionário pague dívidas, organize a vida financeira ou tire um projeto do papel, sendo as parcelas descontadas do próprio salário.

Por último, uma opção bastante interessante, também é oferecer um vale-supermercado ou outro tipo de salário indireto. Além dos tradicionais vale-refeição, vale-alimentação, convênios médicos e plano odontológico, opções mais atrativas como cesta básica, auxílio creche e outras opções que podem ser apontadas pelos próprios funcionários, também favorecem um melhor desempenho profissional.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar