Slide

Sistema de inteligência artificial detecta câncer de pele por foto

Um estudo da Universidade de Stanford e do Instituto Nacional de Câncer, ambos dos Estados Unidos, deve auxiliar os dermatologistas no diagnóstico do câncer de pele. Os pesquisadores desenvolveram um sistema de inteligência artificial que detecta a doença através da observação de fotos.

De acordo com o “UOL”, os pesquisadores analisaram mais de 129 mil imagens de cerca de 2.000 diferentes doenças de pele.

 

Eles avaliaram a capacidade do sistema de reconhecer os tipos mais agressivos de câncer de pele (carcinoma maligno e melanoma). Normalmente esta doença é diagnosticada visualmente pelos dermatologistas e confirmada com biópsias e demais exames laboratoriais.

O resultado dos estudos demonstrou que o sistema de inteligência artificial tem a mesma capacidade dos especialistas para detectar a doença. No entanto, ele ainda precisa ser validado em um ambiente clínico.

“A esperança é que isto possa ser um ponto de partida para trazer a inteligência artificial e a visão computadorizada aos cuidados com a saúde”, revela o cientista Andre Esteva, um dos autores do estudo.

Esteva afirmou também que o sistema poderá ser utilizado em outras áreas, como oftalmologia, radiologia e patologia.

Após a sua validação, o próximo passo será transformá-lo em um aplicativo de celular.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo