SaúdeCotidiano

Sintomas da gripe provocada pelo influenza A, H3N2

Variante do vírus H3N2 provoca quase epidemia de casos de gripe no Brasil.

Um subtipo do vírus influenza A H3N2, driblou as vacinas e tem provocado uma quase epidemia de gripe no Brasil, geralmente a doença começa a crescer no país na mudança do outono para o inverno, porém devido a mutação identificada originalmente na Austrália se espalhou rapidamente no fim da primavera e tem superlotado unidades de saúde.

Todos os anos o vírus H3N2 sofre mutações, e quando os imunizantes são direcionados para campanhas anuais, eles já chegam adaptados, com a aceleração da circulação do vírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS), até já determinou que as vacinas sejam adaptadas, porém esse trabalho somente ficará concluído no primeiro semestre de 2022.

Vacina da gripe protege contra o H3N2?

Sim! Os imunizantes atuais protegem contra o vírus H3N2, mas ele não protege contra a variante Darwin do vírus, responsável pela onda de casos de gripe no Brasil.

Quais são os sintomas da variante Darwin do vírus H3N2?

Os sintomas sintomas de gripe são: febre alta, dores nas articulações e na cabeça, tosse, inflamação na garganta, e congestão nasal. Vômito e diarreia são frequentes em crianças, em alguns casos é preciso procurar uma unidade médica. E alguns pacientes podem evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Como se prevenir?

As formas de prevenção ao vírus H3N2 são as mesma da COVID-19: higienização das mãos, uso de máscara, distanciamento social, usar o antebraço em caso de tosse ou espirro, e em caso de infeção se isolar por cinco dias.

Tratamento

Geralmente usa-se o tratamento para gripe comum para combater o os sintomas provocados pelo H3N2.

O vírus H3N2 circula entre humanos desde 1968, quando Hong Kong registou uma epidemia. Cerca de 500 mil pessoas morrem anualmente vítima de gripe comum em todo o mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios