Saúde

Sinais alarmantes de que o seu corpo lhe está a pedir um copo de água

Sobretudo nos dias de maior calor, a regra de consumir dois litros de água por dia deve ser seguida à risca para evitar a desidratação e a consequente dificuldade do organismo realizar funções vitais que vão da boa digestão dos alimentos e o transporte de nutrientes até ao funcionamento dos rins. 

Como o corpo também perde água:

• Suor – 23%;

• Urina – 58%;

• Fezes – 4%;

• Respiração – 15%. 

E a explicação para a boa hidratação é fisiológica. De acordo Andrea Pereira, nutróloga do Hospital Israelita Albert Einstein, no Brasil, em entrevista à revista Galileu cerca de 60% do corpo humano é formado por água. O organismo produz, em média, sete litros de liquido por dia – entre saliva, líquido gástrico e bílis – e o intestino absorve nove litros. “Então, a conta não fecha. Por isso é necessária a ingestão de água”, explica a médica.

Caracterizada pela baixa concentração de água, sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a desidratação, de acordo com o seu grau, pode matar. Como tal, o corpo dá sinais de que está a precisar de água. O primeiro deles é a sede. “Sentir sede já significa que o organismo está com um grau leve, de 2% a 3% de desidratação”, explica a médica do Einstein.

Nas fases leve e moderada, os sinais de desidratação são sede, boca e pele seca, diminuição da sudorese, câimbras. Já na fase grave, os sintomas são dor de cabeça, tontura, confusão mental, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca são alguns sintomas da desidratação grave.

1. Sensação de fadiga, confusão mental e câimbras;

2. Prisão de ventre;

3. Pele e cabelo sem elasticidade;

4. Falhas cognitivas, como perda de memória;

5. Urina escura e infecções urinárias (eliminamos, pela urina, as bactérias do trato urinário);

6. Doenças respiratórias (a água humidifica o sistema bronco-pulmonar e facilita o transporte de oxigénio).

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