Cotidiano

Sesab recomenda internação precoce de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) recomendou, nesta segunda-feira (6), que os pacientes suspeitos ou diagnosticados com o novo coronavírus sejam internados precocemente. A medida foi assinada pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

De acordo Vilas-Boas, a medida tem por objetivo impedir o agravamento de quadros clínicos, especialmente em pacientes do grupo de risco. Ainda segundo o secretário, pacientes tidos como de risco estão sendo internados tardiamente, fazendo com que tenham que ir direto para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

“Desse modo, justificam-se cuidados e observações mais criteriosas com diabéticos, hipertensos, portadores de doenças cardíacas, pulmonares ou renais, além de obesos, gestantes e maiores de 60 anos”, afirmou Vilas-Boas

Parâmetros para avaliação clínica e laboratorial:

1. Sinais Vitais:
• Frequência Respiratória maior ou igual a 22 incursões respiratórias por minuto
• Frequência cardíaca maior ou igual a 100 batimentos por minuto
• Saturação Periférica de Oxigênio menor ou igual a 95%

2. Desconforto respiratório;
3. Auto declaração de falta de ar;
4. Hipoatividade;
5. Dor torácica;
6. Glicemia capilar maior ou igual à 140 mg/dL
7. Sódio maior que 145 ou menor que 135 mEq/L
8. Potássio maior do que 5 ou menor do que 3,5 mEq/L
9. Lactato arterial maior que 1,0 mmol/L

De acordo com a Nota Técnica 71 divulgada pela secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), são considerados casos suspeitos da covid-19, pessoas que  apresentem quaisquer destes sintomas: febre; tosse; coriza; dor de garganta; dispneia; perda de olfato ou paladar; diarreia, associada à dor abdominal e/ou sintomas respiratórios; e conjuntivite.

Coronavírus na Bahia:

De acordo com dados do último boletim epidemiológico divulgado pela Sesab, o estado registra 87.048 casos confirmados do novo coronavírus e 2.107 óbitos. Em comparação com o boletim divulgado no último sábado (4), os números do domingo (5) registraram 1.563 novos casos e 57 óbitos.
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios