Cotidiano

Servidores federais realizam mobilização por reajuste e contra a Reforma Administrativa

Nesta segunda-feira (24), servidores federais lotados na Bahia realizaram mobilização para protestar por reajuste salarial para toda a categoria, incluindo os aposentados. A manifestação ocorreu na frente da sede do Ministério da Economia, no bairro do Comércio, em Salvador. Na oportunidade, os trabalhadores também fizeram um ato contra a PEC 32, que é a Reforma Administrativa.

No estado, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, a perda na remuneração acumulada nos últimos três anos já é de 29% somente com a inflação. Na Bahia, há mais de 36 mil servidores ativos e inativos.

Um dos pontos de insatisfação com a área econômica e a Casa Civil do Governo é que o aumento só seria destinado a policiais federais, que respondem por apenas 3% do efetivo de funcionários públicos.

Segundo informações do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, a defasagem salarial vivida a partir de 2019 é a maior do Plano Real, que foi implantado há 28 anos. Nos últimos dois governos (Dilma e Temer), houve uma média de 20% de aumento nos rendimentos dos trabalhadores federais enquanto que o atual governo não destinou nenhum reajuste.

Bahianoticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo