Geral

Semana Santa: 60% dos pescados congelados são reprovados pelo Ibametro

159777Sessenta por cento dos pescados congelados analisados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) na Operação Páscoa, que acontece em Salvador e no interior, foram reprovados. No balanço parcial, o órgão verificou 15 tipos de pescados e constatou que estavam com a pesagem incorreta.
 
Com o objetivo de evitar prejuízos ao consumidor, as fiscalizações continuarão até o dia 2 de abril. Os ovos de chocolate e bombons também serão pesados. Os técnicos vão visitar supermercados, mercados de bairro e padarias, para coletar os itens, incluindo as colombas pascais, e fazer análise no laboratório do órgão, que fica na Pituba.
 
De acordo diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, a população deve ficar atenta aos pescados vendidos nessa época. “Algumas pessoas pensam que, para verificar os pescados, basta descongelar o peixe, pondo-o no micro-ondas, mas este trabalho de verificação deve ser feito pelo Instituto, que usa uma metodologia técnica de desglaciamento do pescado”, explica. No ano passado, o índice de reprovação foi de 43%. Ovos de chocolate – Além de verificar o peso do produto, os técnicos checam se os produtos que vêm com brinquedos de brinde possuem, na embalagem, a frase
 
“Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do SABC”. A embalagem também deve conter indicação quanto a restrição de faixa etária do brinquedo ou uma frase que explique que o brinquedo não possui restrição de faixa etária. Em caso de itens irregulares – como partes cortantes e pontas perfurantes, nível de inflamabilidade, índice de toxicidade do material e das tintas usadas na fabricação dos produtos – os estabelecimentos terão até dez dias para apresentar defesa e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão. Os consumidores que se sentirem lesados, podem apresentar denúncias à Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-071-1888. (Correio)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios