Cidades

Segundo caso de macaco com febre amarela em Feira de Santana é confirmado

Município recebeu nesta segunda feira (03) cerca de 15 mil doses de vacinas.

MACACO SAJO Laboratório Central da Bahia (Lacen) confirmou nesta segunda-feira (3) a morte de mais um macaco com o vírus da febre amarela em Feira de Santana. O laudo de confirmação chegou por volta do meio-dia. O animal foi encontrado morto no bairro Alto Papagaio.

Até o momento foram encaminhados cerca de 20 animais para análise. Esse foi o segundo animal constatado com o vírus em Feira de Santana. O primeiro caso confirmado foi em um macaco encontrado morto no bairro SIM.

Segundo o coordenador regional de saúde, Edy Gomes, macacos encontrados mortos em cidades da região de Feira de Santana também estão sendo analisados.

“Infelizmente recebemos esse resultado positivo de um dos macacos que estava em análise no Lacen. O fumacê já está sendo deslocado pra o bairro Papagaio, onde o macaco com o vírus foi encontrado, para começar as ações”, destacou.

Bairros

Até o momento, dos macacos analisados, dois deram positivo para o vírus da febre amarela e três deram negativo. O coordenador regional de saúde informou os bairros onde os macacos mortos foram encontrados e encaminhados para análise.

“Rua Nova 1; Feira VI 2; Alto do Rosário 1, Matinha 2; Papagaio 1; Santa Quitéria 1; Novo Horizonte 1; Centro 1; Tomba 1; Sim 1; Maria Quitéria 2; Pé de Serra 1; Tiquaruçu 1; Humildes 1; Noide Cerqueira 1; Cidade Nova 1; Artêmia Pires 1”, informou.

Já nos municípios que fazem parte da região de Feira de Santana, foram encontrados macacos mortos em Irará, 4; Riachão do Jacuípe, 1; Coração de Maria, 2; São Gonçalo dos Campos, 6; Conceição do Jacuípe, 2; Nova Fátima, 2 e Ipirá, 1. Todos foram encaminhados para análise para saber se a causa da morte foi ou não o vírus da febre amarela.

Na região de Serrinha, o município de Biritinga, segundo informou Edy Gomes, teve um caso que também veio confirmado para febre amarela.

Recomendação

Edy Gomes destacou que a recomendação é que ao encontrar algum macaco morto, as pessoas devem avisar ao Centro de Zoonoses do município, que tem uma equipe preparada para pegar o animal. Ele afirma que os macacos são sinalizadores para os órgãos competentes e que é necessário que eles passem por uma análise para verificar qual a causa da morte. As informações são do Acorda Cidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios