Mutuípe

Secretário de saúde de Mutuípe emite nota a imprensa

André Eloi esclareceu a não participação em grupos de whatsapp e contrato com APMIU.

andre eloyPrezados (as),

Agradeço a oportunidade de compartilhar algumas importantes informações acerca da gestão municipal de saúde de Mutuípe.

Cidade de um povo ordeiro que vem me acolhendo. Denodo, que eu tenho respondido com trabalho.

Ao assumir o governo em primeiro de janeiro de 2017, o prefeito Digão tinha que tomar algumas atitudes de forma emergencial. Evidentemente, amparadas pela legislação vigente.

Um dos principais desafios foi a contratação de cinco médicos para atender atenção primária do município.

Inexplicavelmente, o governo anterior, mesmo recebendo os recursos oriundos do Ministério da Saúde, interrompeu a assistência médica em quatro unidades de saúde da família, após o pleito eleitoral próximo passado. A unidade de saúde da família do Bairro Santo Antônio, de acordo com relatos da população não tinha médico acerca de um ano e meio. Lamentável!

Vale salientar que a municipalidade, até 31 de dezembro de 2016, celebrou um contato com uma cooperativa médica, com sede na cidade de Lauro de Freitas – Ba, para contratação de médicos, sobretudo, para atenção básica. Nos moldes do atual contrato.

O novo governo tinha até o quinto dia de janeiro de 2017 para colocar cinco profissionais da área médica para atender a população. Posto que, após 90 dias sem produção no sistema os recursos da atenção básica seriam suspensos. Quer dizer, o município deixaria de receber boa parte do financiamento da atenção básica. Tudo em função da interrupção irresponsável da assistência em 2016, justificando assim o contrato emergencial com APMIU. Que basicamente consiste na contratação de profissionais da gestão e para atenção básica.

Pelo espírito republicano que aprendi a respeitar e admirar, posso afirmar que esse governo não nasceu para ser contra ninguém. Muito pelo contrário. Democraticamente, o prefeito Digão está governando para todos.

O Hospital de Mutuípe terá a oportunidade de participar – como qualquer outra empresa habilitada – do certame que a prefeitura promoverá em breve. Basta está elegível.

Por fim, esclareço que a gestão de saúde de Mutuípe é estadual. Portanto, as ações de média e alta complexidade deveriam ser de obrigação do ente que representa o estado na cidade. Não sabemos por quais razões, não são oferecidas na sua integralidade. De maneira especial, o ambulatório de média complexidade.

Sendo assim, o município de Mutuípe, através da prefeitura municipal, a partir de janeiro de 2017 tem empreendido esforços para oferecer a população serviços de média complexidade. Já dispomos de serviço de psiquiatra e ultrassonografia.

Esclareço ainda que a prefeitura municipal de Mutuípe não contratualizou nenhum serviço de média complexidade com o hospital de Ubaíra, através do contrato supracitado.

Solicito a compreensão de todos, mas por uma decisão pessoal não participo de grupos no whatsapp.

Estou à disposição de todos diariamente na secretaria municipal de saúde de Mutuípe.

Abraço cordial.

André Eloi – secretário de Saúde de Mutuípe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios