Bahia

Secretaria de Turismo discute criação de comitê gestor de monumentos no Morro de São Paulo

Secretaria de Turismo discute criação de comitê gestor de monumentos em Morro de São Paulo‏.

Morro de São Paulo 09 (1)Com o avanço das obras de restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo, a Secretaria de Turismo da Bahia, Prefeitura de Cairu e Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides) começaram a definir, nesta quinta-feira (dia 09), um sistema de governança do monumento.
O restauro tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que investe R $ 8,5 milhões na recuperação da edificação do século XVII.
Ao lado do prefeito de Cairu, Fernando Brito, e do superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Fernando Ferrero, o secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, disse que a contribuição para o comitê gestor do monumento faz parte de uma agenda de trabalho que mantém no Morro de São Paulo.
‘Estamos trabalhando com a transversalidade de ações, desde infraestrutura náutica até a promoção do destino’, explicou Pelegrino. ‘Neste momento, nossos esforços estão concentrados também na valorização de um equipamento de relevante interesse turístico, histórico, arqueológico e arquitetônico que agrega valor cultural a um destino de sol e praia’.
Quando a obra de restauro estiver pronta, no final de 2016, haverá sala de reuniões, anfiteatro, espaço para eventos e área para concessão de uma cafeteria.
O comitê gestor será responsável pela manutenção e operação da fortaleza. Visitas guiadas devem ser uma das alternativas de receita, como foi acordado em reunião, nesta quinta-feira,  com a presença de representantes do BNDES, Iphan, comerciantes e representantes da comunidade local.
Morro de São Paulo 09 (2) Morro de São Paulo 09 (3)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios