Cidades

Seca destrói safra de cacau na Bahia

A estiagem no sul da Bahia tem destruído a safra de cacau no estado, que é o maior produtor brasileiro, reduzindo a colheita. Segundo relatório da consultoria INTL FCStone, divulgado pela Agência Reuters, o Brasil deve ter uma quebra de 40 por cento na produção em 2015/16 em comparação com a safra anterior, para 130 mil toneladas de cacau em amêndoas.
“A quebra de safra no sul da Bahia coloca o Brasil novamente em um cenário de déficit no balanço de oferta e demanda de cacau, após ter experimentado um leve superávit em 2014/15, o que não ocorria desde 1996/97”, disse o analista de mercado da INTL FCStone, Fábio Rezende.
Com essa quebra, o Brasil tem importado commodity para suprir a demanda. O país disputa a quinta posição do ranking global de produção de cacau, mas tem sido um importador líquido da commodity, pois a demanda interna é maior do que a safra.
O prêmio do cacau em Ilhéus (BA) em relação à cotação na bolsa de Nova York já reflete o aperto na oferta. “Na média de julho, Ilhéus pagou um prêmio de 268 dólares por tonelada, contra um deságio de 623 dólares por tonelada no mesmo mês do ano anterior”, disse Rezende. (B. News)

Artigos relacionados

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios