Sem categoria

Sebrae, Instituto Votorantim e Governo da Bahia lançam roteiro de turismo étnico no Recôncavo Baiano

Oferecer um produto turístico autêntico, que possa trazer benefícios para as comunidades envolvidas, e apresentar as riquezas de uma comunidade remanescente de quilombos para turistas e visitantes. Este é o objetivo do Sebrae Bahia e o Instituto Votorantim, com apoio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), ao realizarem um famtour e press trip neste sábado, 28, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano.

O Projeto de Produção Associada ao Turismo Étnico é um convênio firmado entre o Sebrae e o Instituto Votorantim para o desenvolvimento de ações para fortalecimento do empreendedorismo, da cultura da cooperação, gestão de negócios, inovação/tecnologia, acesso à mercado e orientação para o crédito dos micro e pequenos negócios nos municípios de São Félix, Cachoeira e Maragogipe. As ações, nos segmentos da apicultura, artesanato e turismo, são realizadas a partir da demanda de intervenções nos grupos coletivos apoiados pelo Instituto Votorantim nesta região.

No segmento do turismo, o Sebrae já tem atuado com consultorias junto ao Núcleo de Turismo Étnico Rota da Liberdade (Nuterli), que se organizaram e desenvolveram a Rota da Liberdade. Um conjunto de roteiros, definidos pela comunidade, apresenta a história, geografia, cultura e o modo de vida das comunidades reconhecidas como remanescente quilombola às margens da Baía do Iguape. A partir desse produto, o roteiro Dia a Dia será apresentado aos agentes de viagens, operadores, representantes de instituições e guias de turismo, além da imprensa, para que o destino possa ser conhecido e melhor vendido.

Para a líder religiosa, Juvane Viana, é muito importante aprender a vender aquilo que se sabe fazer. “Nós participamos de reuniões, capacitações, agora esse Famtour, e só temos ganhado com esta parceria da Votorantim e o Sebrae. Já ganhamos com eventos e agora sabemos que é possível dar continuidade no trabalho com artesanato, tendo lucro também”, revela a líder.

 Confira a programação do Fantour Turismo Étnico

 9h30 – O grupo será recepcionado pelos monitores da Rota da Liberdade em frente ao Posto Policial na Rodovia BA-420 Santo Amaro – Cachoeira.

9h45 Início da apresentação do Roteiro Dia a Dia no Kaonge:

– Apresentação da localidade;

– Recepção pelas crianças com dança afro

– Conversa com a Griô no Terreiro;

– Visita à Casa de Farinha;

– Feitura do dendê;

– Feitura do xarope;

– Rezadeira;

– Palestra;

– Feirinha de produtos da região;

– Almoço com degustação de comida típica;

– Samba de Roda para a despedida.

13h30 Saída prevista para Salvador

15h00 Chegada prevista em Salvador

 Serviço: Participação deve ser confirmada no e-mail: [email protected] com o nome do participante e RG

 Verena Santana

Agência de Notícias Sebrae Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo